- Este evento já passou.
Feira Literária do ILUFBA
28 - outubro - 2020 | 08:00 - 30 - outubro - 2020 | 17:00
Evento Navegação
Do dia 28 a 30 de outubro irá acontecer a edição online da Feira Literária do ILUFBA! A programação será dividida em lives, que irão acontecer às 15h no instagram da Feira (@fli_ilufba), oficinas e sarau de encerramento que irão acontecer às 19h. Para a participação nas oficinas, será necessário o preenchimento do formulário de inscrição através desse link: encurtador.com.br/akl56
28/10
15h
Live no instagram @fli_ilufba – Afrofuturismo na literatura baiana: ajudando a construir perspectivas possíveis na contemporaneidade
Participação: Davi Nunes
Na live iremos pensar em como o Afrofuturismo na literatura tem nos ajudado a construir caminhos possíveis, diante do contexto atual. Contemporaneidade.
Para isso, receberemos Davi Nunes, que é um poeta, contista, roteirista soteropolitano, que publicou os livros Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula (2019), Zanga (2018) e Banzo (2020). Além disso, é graduado em letras Vernáculas, Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e faz doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-RIO.
19h
Oficina de cordel: Via Google Meet ( Inscrições: encurtador.com.br/akl56)
Facilitador: Maviael Melo
Oficina de criação literária voltada para a literatura de cordel, tendo em vista a importância de descentralizar a literatura baiana que, muitas vezes, se reduz às produções realizadas em Salvador e no litoral do estado, invisibilizando aquelas oriundas do interior baiano, sobretudo vindas do sertão.
Nesse espaço, contaremos com a presença de Maviael Melo: poeta, cordelista e educador, que, há mais de 15 anos, constrói o projeto Educordel, que tem como objetivo unir educação e a literatura de cordel, mostrando como esta arte pode ser uma importante ferramenta pedagógica. Sua obra reflete, sobretudo, a respeito dos cuidados com a água, a terra e o planeta. Maviael é autor autor do Cordel das Águas, publicação feita pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia – INGÁ,distribuído nas escolas públicas de todo o Estado, o artista também assina parte da trilha sonora do DVD Ética e Ecologia, do teólogo e ambientalista Leonardo Boff. Em outubro de 2009 produziu o projeto Entre Versos e Canções pela Bahia, aprovado pelo Edital de Circulação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O Artista é produtor e curador do Encontro de Cantadores do Pelô, projeto realizado no Centro Histórico de Salvador, além de diversas outras produções e participações em eventos.
29/10
15h
Live no instagram @fli_ilufba – Editoras Independentes e o mercado editorial baiano
Participação: Editora Mormaço
Não é novidade afirmar que o mercado editorial brasileiro tem um eixo bastante específico, Rio-São Paulo, e que as produções de escritores oriundos de outros estados, infelizmente, ficam à margem. A consequência disso é que o campo literário torna-se atravessado por produções homogêneas e com os mesmos pontos de vistas da classe média “entediante”, como afirma Regina Dalcastagnè (2012). É pensando nesse cenário, da necessidade de “editoras plurais” e de um modelo de publicação que atendesse diversos autores com narrativas também singulares, que a Mormaço Editorial emerge.
É sobre essas inquietações que a pesquisadora Samara Lima conversará com essa editora baiana, subversiva e independente. A proposta é de conhecer um pouco sobre como surgiu a ideia da criação da Mormaço, o que é ser uma editora independente em Salvador, quais são os integrantes e muito mais. Esperamos vocês nesse encontro.
19h
Oficina de miniconto: Via Google Meet ( Inscrições: encurtador.com.br/akl56)
Facilitador: Juvenal Payayá
Oficina cuja intenção é discutir e produzir um miniconto tendo com o tema: Futuros Possíveis em uma perspectiva decolonial utópica.
A oficina terá como convidado Juvenal Payaya, baiano da Miguel Calmon, Chapada Diamantina, é indígena do povo Payayá, e seu atual cacique, professor aposentado, Palestrante, Ajudou na fundadação do grande movimento indígena “MUPOIBA- Movimento dos Povos e Organizações Indígena da Bahia” participando da primeira coordenação como diretor financeiro é atualmente seu secretario geral. Foi membro do Conselheiro Estadual de Educação da Bahia – CEE-Ba, Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas, –COPIBA. Autor dos livros: Nheenguera (Alba)2018; Vozes Selvagens(E. Vento Leste), 2016 – poemas; os romances, O Filho da Ditadura (Fast designe Editora), 2010; Negócios na Periferia (Ed. Seculo XXI), 2006, dentre outros.
Está nas redes sociais em:
INSTAGRAM: https://instagram.com/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/
30/10
15h
Live no instagram @fli_ilufba – Quem disse que só de dor vive a população negra? A poética da afetividade negra contemporânea sob olhar da poeta Kelly Marques
Participação: Kelly Maques
Kelly Marques, uma jovem poetisa e artista multidisciplinar, passando pelos estreitos da dança, das artes visuais e da pena (na escrita). Também é estudante de filosofia na Universidade Federal da Bahia, ex-PIBIDiana, atualmente bolsista no Programa de Ensino e Tutoria (PET) onde se interessa, entre outros ramos do saber, pelos que a definem artisticamente, ou seja, Filosofia da Arte (Estética), etc e tal.
19h
Sarau de encerramento: Via Google Meet
E para fechar os trabalhos da nossa comemoração da Feira Literária do ILUFBA , teremos o nosso Sarau Literário no dia 30 de Outubro (Sexta-feira) ás 19h, sob o comando de Lara Nunes (@alaranunes), poeta, vocalista da KalunduH (@kalunduh) e integrante do Slam das Mulé (@slam_das_mule).
Teremos a brilhantes participações de Jonas Gabriel, que trabalha com intervenções artísticas em ônibus, escolas, teatros e espaços culturais dos mais diversos. Jhudy Souza, que em 2019 participou de algumas batalhas locais de poesia através do Slam das Mulé e Evanilson Alves dos Santos, produtor executivo do Projeto Escola Politizada Poesia de Quebrada, articulador de jovens, professor da Fundação da Criança e do Adolescente – Fundac, produtor cultural, e também escritor de três livros lançados, sendo eles: “O diferencial da favela poesias quebradas de quebrada” (2014) “A Poesia Cria Asas” (2014). “O diferencial da favela, dos contos as poesias de quebrada”. (2019).
Vem com a gente, o nosso link do Google meet será disponibilizado na Bio.