- Este evento já passou.
Por que a saúde mental é importante em situações de crise e o que pode ser feito? com Dr. Rabih El Chammay
1 - julho - 2021 | 11:00 - 13:00
Evento Navegação
O psiquiatra Dr. Rabih El Chammay (Ministério da Saúde Pública/Líbano) fala sobre a importância da saúde mental em situações de crise no laboratório da artista Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA) O evento IMAGINANDO COM Dr. Rabih El Chammay: “Por que a saúde mental é importante em situações de crise e o que pode ser feito?” será transmitido ao vivo no dia 01/07, quinta-feira, às 11 horas no IHAC Digital – ihacdigital.ufba.br, integrando os encontros públicos semanais IMAGINANDO COM.
No contexto do IMAGINANDO COM*, Dr. Rabih, que atua em saúde mental, especialmente em ambientes de crise humanitária, falará sobre a importância da saúde mental e em como melhorar políticas e práticas de enfrentamento às situações de crise. Sua experiência na construção de políticas públicas ligadas à saúde mental foca em objetivos estratégicos, como interferir nos sistemas de cuidados primários e na assistência de grupos vulneráveis, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas. *IMAGINANDO COM: encontros públicos semanais iniciados em abril de 2021 na UFBA.
Dr. Rabih El Chammay liderou o desenvolvimento da primeira Estratégia Nacional de Saúde Mental e Uso de Substâncias no Líbano (2015-2020) e é diretor do primeiro Programa Nacional de Saúde Mental no Ministério da Saúde Pública do país, no qual Sheila Ribeiro é colaboradora na dimensão da Cultura, Comunicação e Conectividade. O programa foi lançado em 2014, em parceria com a OMS, International Medical Corps e UNICEF, com o objetivo de reformar o sistema de saúde mental do país, fornecendo serviços comunitários, de acordo com os padrões dos direitos humanos. Mais de 1 milhão de refugiados registrados vivem no Líbano, ao lado de milhares de refugiados palestinos e libaneses que retornaram da Síria. Em meio a essa situação complexa, o sistema de saúde libanês mostrou uma tremenda resiliência. De acordo com o Dr. Rabih: “o investimento na saúde mental permitiu ao Líbano lidar com a crise Covid-19”.
Rabih é psiquiatra por formação, praticando no Hôtel-Dieu de France e lecionando na Faculdade de Medicina da Université Saint Joseph, em Beirute (Líbano). Também trabalha como consultor para a OMS, ACNUR, UNICEF e para outras ONGs internacionais.
Sheila Ribeiro é uma artista transdisciplinar, trabalhando com as artes da presença, moda, comunicação e design de especulação, sendo professora do IHAC/UFBA. Faz parte da cia de conceitos CHAMANDO ELA com o fotógrafo baiano Tiago Lima. Mais informações em: https://ihac.ufba.br/member/sheila-canevacci-ribeiro/.
O laboratório IMAGINAR MUITO MESMO estuda e aplica imaginário e transculturalidade. Através dos seus encontros públicos semanais IMAGINANDO COM.., convida pessoas de representatividade cultural em várias vertentes para conversas às quintas-feiras, às 11h, no IHAC Digital.