- Este evento já passou.
V Olhares Coletivos do GEPICC
11 - agosto - 2021 | 19:00 - 19 - agosto - 2021 | 22:00
Evento Navegação
Os Olhares Coletivos do GEPICC (Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento) convergem com as transformações que ocorrem na produção do conhecimento, exigindo posturas proativas dos cientistas em compartilhar, colaborar e acompanhar as tendências da sociedade do século 21 para as soluções das demandas sociais.
O objetivo deste projeto é o de contribuir na produção do conhecimento sobre espaço público e políticas, tecnologias de informação e comunicação, inovações tecnológicas e suas consequências políticas, econômicas e sociais. Visa à troca de experiências multirreferenciais para a formação permanente e continuada de pesquisadores. Justifica-se por assegurar a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento, bem como, associar a teoria com a prática por meio de diálogos e atividades.
Compreendemos que um processo multirreferencial de criação de conhecimento é recorrente à existência de espaços coletivos de interação que estimulem a reflexão crítica e a aprendizagem. Esta atividade de extensão acadêmica torna-se preponderante para o aprendizado e a reflexão coletiva possibilitando a criação, a organização e a difusão dos conhecimentos.
O V Olhares Coletivos do GEPICC será realizado em formato remoto, em razão da pandemia da COVID-19, nos dias 11 e 19 de agosto de 2021, das 19h00 às 20h30. Nesta edição, propõe-se refletir e dialogar sobre os temas “Arquivos nato-digitais” e “Arquivos e ações educativas”. Vale registrar que o público-alvo é o seguinte: estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadore(a)s, docentes, profissionais interessado(a)s em pesquisas relacionadas aos registros das informações orgânicas, em particular, os arquivos como tecnologias de memórias e de difusão do conhecimento. Um certificado será emitido para aquele(a)s que se inscreverem e participarem de ambos os Webinars.
O V Olhares Coletivos do GEPICC é resultado de uma parceria com o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult); a Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA); os Colegiados dos Cursos de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA); os Programas de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA; e, o Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A – Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA).