- Este evento já passou.
Duo Sá-Cramento: música percussiva na Série Lunar
13 - julho - 2022 | 19:00 - 22:00
A temporada de 2022 da Série Lunar segue levando muita música ao Centro Histórico da capital baiana. Agora é a vez do Duo Sá-Cramento levar sua percussão fervilhante ao palco do Auditório da Associação Bahiana de Imprensa, às 19h do próximo dia 13 de julho. A Série Lunar é uma programação realizada através de parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da UFBA (Emus). O evento gratuito e aberto ao público segue até dezembro com concertos mensais, sempre na lua cheia.
O Duo Sá-Cramento é formado por Aquim Sacramento e Érica Sá. Eles se conheceram em 2003 no Curso Básico de Percussão da UFBA, onde foram alunos do consagrado percussionista e professor Jorge Sacramento. Em 2014, fizeram o seu primeiro concerto como Duo Sá-Cramento, executando obras solo e duos, na Escola de Música da UFBA. Juntos, já participaram de festivais e concertos em diversos estados brasileiros como Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. O Duo também foi confirmado no XIII International Marimba & Percussion Festival 2020 em Tabasco, no México – evento adiado por conta da pandemia.
Filho do maestro Jorge Sacramento, Aquim iniciou seus estudos de percussão aos nove anos de idade. Ele é bacharel em Percussão pela UNESP, mestre em Educação Musical pela UFBA e doutorando pela UFMG em Performance Musical. Recentemente se tornou professor de percussão da UFBA. Além do Duo Sá-Cramento, ele participa de formações como a MultiFaces, a MarinGinká e atua como solista, tocando e ministrando palestras e masterclasses em festivais brasileiros e em outros países como os Estados Unidos, Europa e Colômbia.
Já Érica Sá começou a estudar percussão aos 15 anos, tendo integrado a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo por quase quatro anos. Assim como Aquim, ela atua como solista e ministra palestras e masterclasses em festivais. É bacharel em Percussão pela UFBA, possui especialização em Teclados Percussivos em Strasburg e mestre em Performance Musical pela UFMG. Em 2019, se tornou professora de percussão do projeto NEOJIBA.
Com longa estrada na música, Érica e Aquim exploram, no Duo Sá-Cramento, a cultura brasileira através de conhecimentos e instrumentos eruditos e populares, executando obras autorais e arranjos de músicas brasileiras. Em seu espetáculo, eles experimentam performances musicais com diversas expressões artísticas, como a dança, a poesia e o teatro. “É um trabalho que traz a riqueza da música brasileira e da música afro-baiana de uma maneira moderna e com uma nova sonoridade, trazendo instrumentos como marimba, vibrafone para uma atmosfera popular”, explica Aquim Sacramento.
Para a próxima quarta-feira o Duo já separou marimba, vibrafone, timbal, sino e pandeiro. O público da Série Lunar vai poder dançar ao som de um repertório diversificado, com músicas autorais e interpretações de canções de artistas como Chico Buarque e Dorival Caymmi.