Colóquio 18 anos do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas – GIESP

26 - outubro - 2023 | 09:30 - 18:00

giesp

O Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas – GIESP, núcleo de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia – PPGA/UFBA, completa 18 anos em 2023 e, para celebrar, com o apoio do Departamento de Antropologia e Etnologia – DANTRO/UFBA e do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD/FAMED/UFBA, realizará, no dia 26 de outubro de 2023 o “Colóquio: 18 anos do GIESP”, no auditório do Pavilhão de Aulas Raul Seixas, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH/UFBA, Rua. Prof. Aristides Novís, n.º 197, Federação.
As apresentações abordarão as diferentes facetas da relação entre drogas, sociedade e cultura, incluindo suas implicações políticas e de saúde pública, destacando, especialmente, as ações direcionadas para mudanças na atual política proibicionista, responsável por um enorme número de mortes de jovens negros e pobres.

Programação: MANHÃ – 26/10/2023

Mesa de Abertura, 9:30hs. Mediadora – Profª. Roca Alencar (DANTRO)

Vídeo 10” – homenagem à Leilane Assunção

Prof. Edward MacRae

Prof. Antonio Nery Alves Filho

10:20 Coffee break

Mesa 1, 10:40hs. Mediador – Wagner Coutinho Alves (PPGA)

Novas perspectivas para políticas sobre drogas?

Mauricio Fiori
Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) Ministério da Justiça – MJ.

Ravena Lima
Diretoria de Políticas sobre Drogas (DPSD) Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPRE

Luciene Santana
Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD) Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES
TARDE – 26/10/2023

Mesa 2, 14:30hs. – Mediador: Prof. Edward MacRae

Ciro Arão (PPGA/CETAD)
Envelhecimento psicoativo: longevidade e consumo de drogas.

Edicarla Macedo (PPGA)
ARQUITETOS DA RUA: Redes de Resistência e Sobrevivência de Usuários no Pela Porco, Espaço Central de Salvador – BA.

Marcelo Andrade (Instituto de Psicologia)
Ensaio sobre crise(s), saúde mental e contexto soteropolitano da pandemia da covid-19.

Bruno Santana (PPGA)
Sociabilidade e uso de álcool em comunidades rurais no semiárido do nordeste baiano.

Mariana Feregueti (PIBIC/CISO)

16:00 Coffee break

Mesa 3, 16:20hs.

Lançamento do livro:

Pesquisa de verdade ou pesquisa de boca?
Enfrentamentos metodológicos e éticos em pesquisas sociais no mundo dos psicoativos.

26 - outubro - 2023

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas