- Este evento já passou.
Exposição “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”
7 - novembro - 2023 | 18:00 - 17 - novembro - 2023 | 20:00
Evento Navegação
A Exposição “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè” será realizada no Pavilhão de Aulas III (PAF III) do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia entre os dias 7 e 17 de novembro de 2023.
A exposição, que consiste em fotografias de grande formato de Mãe Stella de Oxóssi, retratada pelo fotógrafo italiano, radicado no Brasil, Antonello Veneri, ocorrerá durante o XX Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) e em homenagem ao Novembro Negro. A abertura acontecerá às 18 horas do dia 07 de novembro, coincidindo com o primeiro dia do XX Congresso da ABPI.
O tema do Congresso “TRANSFORMAÇÕES, HIBRIDAÇÕES E (RE)DEFINIÇÕES EM CURSO NA LÍNGUA, NA LITERATURA E NA CULTURA ITALIANAS” dialoga com a exposição pois tem como uma de suas proposições “a ideia do italiano visto “por dentro e por fora”, tendo em mente as novas configurações que se criam e se potencializam pelas migrações, pelos contatos físicos e virtuais entre pessoas que estão em diferentes lugares do mundo”.
Antonello Veneri conviveu com Mãe Stella durante os últimos anos de sua vida e com essa exposição pretende “percorrer o caminho desta alegria profunda, uma alegria espiritual” que é como o fotógrafo descreve o encontro com Mãe Stella. “A exposição é parte de um acervo de imagens delicadas, intensas. São retratos de vida cotidiana que saem do clichê da pose hierática e da distância.”, diz o fotógrafo que prevê o lançamento de um livro no centenário de nascimento da yalorixá, em 2025.
Mãe Stella de Oxóssi, cujo urucó era Odé Kayodè (o caçador que traz alegria) foi a quinta yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, enfermeira, Doutora Honoris Causa pela UFBA, escritora imortal da Academia de Letras da Bahia e uma das maiores responsáveis pela divulgação do candomblé, reafirmando a importância da prática tradicional do culto.
Antonello Veneri é premiado internacionalmente, colabora regularmente com a Agence France Press (AFP), com a plataforma multimídia Everyday Brasil. Publica em jornais e revistas nacionais e internacionais tais como: National Geographic, El Pais, Le Monde, Folha de São Paulo, Estadão, La Repubblica, Il Corriere della Sera, Jornal Globo, Carta Capital, entre outros. Veneri realizou 14 exposições individuais, dentre elas: “Acolhidos” (sobre refugiados venezuelanos) no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e de São Paulo, “Extremos Cotidianos” em Paraty, “Cartoline da Venezia” no Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, “Baci dal Brasile”e “Ser Tão Sertão” na Prefeitura de Trento, “Dall’amore non si fugge” em Rimini, Milão, Madrid e Lisboa. Além de atuar como jornalista, fotógrafo e vídeodocumentarista é co-diretor do documentário “Mãe Stella de Oxossi/Folhas EnCantadas”, “Água e vida no Forquilha”, “Venezuela” e “Pescadores Urbanos”.