Novos Cursos do Instituto de Computação: Inscrições até 15/11

9 - novembro - 2023 | 08:00 - 15 - novembro - 2023 | 17:00

Prancheta 1-1 (1)

O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas até o dia 15/11/23  para os seguintes cursos de capacitação:

1. Desenvolvimento low-code utilizando a plataforma Pega ministrado por Bruno Guazzelli Batista (ICMC)

Data/Hora: SegundaTerça, Quarta e Sexta| 8:00h às 11:00h

Período: 20/Nov a 01/Dez

Ementa: Este curso visa aplicar na prática os conceitos relacionados ao desenvolvimento de projetos seguindo uma abordagem orientada à modelo. Para isso, serão tratados tópicos relacionados à Design Thinking, Metodologia Scrum, Engenharia de Software, Programação Orientada à Objetos, Computação em Nuvem, Segurança, Interface e Experiência de Usuários. A parte prática será realizada em máquina virtual alocada na AWS disponibilizada pela Plataforma PEGA, a qual será utilizada como estudo de caso para o desenvolvimento proposto.

Pré-requisito:  Pessoas que já tenham cursado as disciplinas de Fundamentos de Programação, Estrutura de Dados, Programação Orientada à Objetos e Engenharia de Software.

1. Descomplicando a Mineração de Dados com a plataforma livre Knime ministrado por Renato Ishii (UFMS)

Data/Hora: SegundaQuartaQuinta e Sexta| 18h às 21:00h

Período: 20/Nov a 01/Dez

Ementa: Fundamentos de mineração de dados; preparação de dados; análise exploratória e visualização de dados; algoritmos de mineração de dados; avaliação de modelos e interpretação de resultados; e estudos de casos.

Pré-requisito: Sem pré-requisitos

1. Introdução às Redes Neurais Artificiais ministrado por  Ricardo Cerri (UFSCAR)

Data/Hora: Segunda a Quinta| 19:30h às 22:30h

Período: 20/Nov a 30/Nov

Ementa: O Perceptron e o Multi-Layer Perceptron; Mapas Auto-Organizáveis; Autoencoders; Restricted Boltzmann Machines; Redes Neurais Convolucionais e Aprendizado Profundo; Redes Neurais Recorrentes; Mecanismos de Atenção e Transformers

Pré-requisito: É desejável mas não obrigatório conhecimentos básicos de Geometria e operações da Álgebra Linear, e conhecimentos básicos de programação R e Python.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 30 horas, e serão realizados remotamente.

Tais capacitações visam contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender a demandas do mercado de trabalho.

Para maiores informações, consulte: https://bit.ly/ufba-tomorrow-novembro2

Inscreva-se em: https://bit.ly/ufba-tomorrow-novembro-form2