- Este evento já passou.
Projeto contemplado pelo Edital PAEXDoc/PROEXT celebra Cultura no Alto das Pombas.
17 - dezembro - 2016 | 15:00 - 19:00
Acontece neste sábado, 17.12, o 1º Cortejo Cultural do Alto das Pombas, uma das ações previstas no Griô: Memória, Cultura e Arte na Comunidade do Alto das Pombas – projeto contemplado em 2016 pelo Edital PAEXDoc da PROEXT.
A ideia do projeto surgiu da necessidade do diálogo entre o conhecimento produzido na Universidade e os saberes populares tradicionais presentes na Comunidade. Desde 2011, é coordenado pelo Grupo Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação, vinculado à FACED/UFBA, integrando ensino-pesquisa-extensão na área de culturas populares e africanidades, no intuito de reforçar as ações nestas áreas temáticas.
Nesse sentido, o Griô: Memória, Cultura e Arte na Comunidade do Alto das Pombas tem construído em conjunto com as lideranças e movimentos sociais da Comunidade do Alto das Pombas, bairro da região central da cidade de Salvador, ações de caráter interdisciplinar no âmbito da educação, memória, cultura e artes em geral, envolvendo crianças, jovens e adultos da comunidade. Essas ações têm caráter permanente, visam constituir espaços de educação e formação buscando a cidadania, direitos sociais, cooperação e solidariedade entre os sujeitos participantes; e são construídas em parceria com o Instituto Fatumbi – ONG formada por moradores da comunidade.
O projeto, apoiado pela Pró Reitoria de Extensão da UFBA (Edital PAEXDoc 2016), realiza oficinas de arte e cultura (samba, capoeira, dança, teatro, artes plásticas, etc…), cursos de formação (nas áreas de informática, fotografia, produção de vídeos, criação literária, contação de histórias, artesanato) entre outras atividades.
O 1º Cortejo Cultural do Alto das Pombas é a culminância dessas ações. Tendo como tema Memória e Africanidade, busca dar visibilidade às oficinas e ações realizadas pelo projeto, bem como criar espaços de socialização e integração junto à comunidade do bairro do Alto das Pombas. O cortejo sairá da frente do cemitério do Campo Santo, com percussão, dança, capoeira, ala dos mascarados, entre outras atrações, percorrendo as ruas do bairro e chamando a população para participar. O encerramento será com o Grupo Botequim que fará a sua tradicional roda de samba no Largo em frente ao Posto de Saúde.