Lançamento do Pequeno Vocabulário do Português Arcaico

10 - dezembro - 2014 | 16:30 - 19:30

capareduzida

O volume é uma edição conjunta das editoras da Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Bahia, é o resultado do levantamento exaustivo do léxico patente em um Flos Sanctorum, do século XIV, documento hagiográfico de extrema importância para a história social e linguística em língua portuguesa. Objetiva preencher a lacuna bibliográfica existente do registro da variação e da mudança linguísticas, com vistas a servir de contributo relevante para o conhecimento, ainda disperso, da história interna e externa do português, sobretudo de sua etimologia.

A obra destina-se, especialmente, a pesquisadores, estudiosos e alunos, de graduação e de pós-graduação, dos cursos de Letras e de áreas afins, sem inviabilizar sua consulta pelo público interessado que compreende a relação necessária entre o passado e o presente, entre a fala e a escrita, entre o padrão e a diferença, para a geração do conhecimento e para a manutenção da cultura.

10 - dezembro - 2014

Grupo Nêmesis – Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa