- Este evento já passou.
Roque Santeiro em o Berço do Herói
24 - julho - 2018 | 20:00 - 28 - julho - 2018 | 23:00
Evento Navegação
De quarta a domingo (25 a 29 de julho) estará em cartaz no Teatro Martim Gonçalves, o espetáculo o Roque Santeiro em o Berço do Herói. Sempre às 20h; sábado e domingo, com sessões também às 17h. De autoria de Dias Gomes, a montagem dirigida por Hebe Alves, mantém as críticas e reflexões do contexto político da década de 60, período em que foi escrito, atualizadas em muitas referências quotidianas da cena política contemporânea.Roque Santeiro em o Berço do Herói, ao ser montado, em 1965, foi censurado pela ditadura militar, duas horas antes de ser apresentado no teatro
O espetáculo é resultado prático de uma das disciplinas que encerram o ciclo da graduação em Interpretação Teatral da Universidade Federal da Bahia. Em cena, 14 atores que se revezam interpretando todos os personagens da trama sob a direção, da atriz e diretora Hebe Alves. Entrada Gratuita.
O original Roque Santeiro
Uma dramaturgia carregada de histórias que, inclusive, ganhou versão na teledramaturgia brasileira com o título de Roque Santeiro. A ação da peça se passa numa pequena cidade chamada Asa Branca, interior da Bahia, cuja sociedade está marcada pelofanatismo religioso, autoritarismo e pela corrupção. Esta cidade é uma metonímia do Brasil. Logo, o espetáculo discute temas importantes da nossa contemporaneidade, principalmente no que diz respeito a condição política do país.
No palco a história de um soldado, Cabo Roque, que foi convocado para segunda guerra mundial eficou afastado de Asa Branca durante 15 anos. Ao longo desse tempo, os moradores da cidade acreditamque soldado morreu e criam um mito a partir do acontecimento trágico e passam a lucrar com o fictício fim de Roque, que torna-se um mártir brasileiro. Quando tudo parece bem e todos tiram proveito do “falecido”, ele retorna e a história ganha rumos surpreendentes.
Com um humor dosado que coloca muitas das mazelas do nosso país em destaque, o espetáculo garante reflexão para o elenco, constituído de estudantes que buscam formação para tornarem-se agentes modificadores do nosso tempo. E claro, é também um entretenimento.
SERVIÇO
O Berço do Herói
De 25 a 29 de julho
De Quarta a sexta às 20h e sábado e domingo às 17h e 20h
Entrada Gratuita
FICHA TÉCNICA
Texto – Dias Gomes
Direção – Hebe Alves
ActingCoach– Harildo Déda
Assistente de direção – Guilherme Hunder
Preparação de Elenco – Fernanda Onijasé e Gina Tocchetto
Direção de Movimento – Barbara Barbará
Elenco – Águeda Tavares, Artur Piramoura, Bárbara Laís Machado, Clarissa Gonçalves, Emerson Sant’anna, Fábio Machado, Fábio Nascimento, Ícaro Bittencourt, Jell Oliveira, Luísa Domingos, Mila Monteiro, Raphael Mascarenhas, Ronei Silva e Tulasi Devi.
Cenários, figurinos, adereços e maquiagem – Renata Cardoso
Direção Musical – Luciano Bahia
Operação de Som – Victor Hugo Sá
Iluminação – Eduardo Tudella e Guilherme Hunder
Operação de Luz – Otávio Correia e Guilherme Hunder
Programação Visual – Lucas Modesto
Produção Executiva – Mila Lapa, Clarissa Gonçalves e Guilherme Hunder
Assistente de Produção – Genário Neto e Quércia Queiroz
Equipe de Produção – Águeda Tavares, Emerson Sant’anna, Luísa Domingos e Raphael Mascarenhas.
Realização – Escola de Teatro da UFBA
Universidade Federal da Bahia
Reitor – João Carlos Salles
Vice-Reitor – Paulo Miguez
Diretor da Escola de Teatro – Cláudio Cajaíba
Vice-Diretor – Gláucio Machado
Chefe Departamento de Técnicas do Espetáculo – Marcus Villa Góis
Chefe do Departamento de Fundamentos do Teatro – Hebe Alves
Coordenador do Colegiado dos Cursos da Graduação – George Mascarenhas
Coordenadora do Colegiado da Pós Graduação – Meran Vargens