- Este evento já passou.
Evento discute democracia digital e aplicação nas instituições públicas brasileiras
3 - outubro - 2019 | 09:00 - 4 - outubro - 2019 | 21:00
Evento Navegação
Iniciativa integra II Congresso de Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) promove, no dia 3 de outubro, uma mesa-redonda com o tema “Os desafios da pesquisa em democracia digital e suas aplicações nas instituições públicas brasileiras”. O evento ocorre a partir das 9h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus Ondina.
A discussão será feita pela professora do Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), Cristiane Brum, e os professores da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Fernando Filgueiras, e da Universidade de Brasília (UnB), Sivaldo Pereira.
O debate é aberto à comunidade científica baiana e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do instituto.
II Congresso
A mesa-redonda integra a abertura do II Congresso de Pesquisadores do INCT.DD, realizado nos dias 3 e 4 de outubro. A iniciativa, restrita à rede de cientistas da entidade, vai reunir em Salvador a apresentação de várias pesquisas em andamento, todas em torno da área de “democracia digital”. O encontro faz parte das estratégias de articulação nacional do grupo e também discutirá questões institucionais.
Os estudos passaram por uma triagem da organização do evento e estão distribuídos nas áreas de trabalho do Instituto, como parlamento digital, eleições, ativismo e política em meios digitais, redes sociais, democracia digital, governo digital, dados abertos e transparência. Os dois dias serão dedicados à exposição e debate dessas pesquisas.
Além disso, o evento promoverá duas oficinas voltadas para a formação complementar dos estudantes e pesquisadores: uma dedicada à escrita em inglês e à publicação em periódicos internacionais, ministrada pela professora do Póscom-UFBA, Isabele Mitozo, e outra de caráter introdutório sobre a coleta de dados no Youtube e Instagram, ministrada pelo doutorando Eurico Matos (UFBA). Ambas acontecem no dia 2 de outubro.
Um destaque da segunda edição do congresso é o Govtalk, promovido pela startup Govthink, parceira do INCT.DD, e aberto à participação de todos. A iniciativa reúne representantes dos setores público, privado e acadêmico para um debate sobre inovações digitais em governos no Brasil, no dia 3 de outubro, às 18h30, no Hub Salvador, no bairro do Comércio. O tema será “Conectando Atores do Ecossistema de Governo Digital”.
Sobre o INCT.DD
O INCT.DD agrega diversos grupos e laboratórios de pesquisa nacionais e internacionais dedicados a explorar meios e modos de usar a tecnologia para produzir mais (e melhor) democracia. Com o laboratório central e a coordenação na Facom/UFBA, o Instituto conta com 50 pesquisadores-doutores, entre professores nacionais e internacionais. No total, estão envolvidas na rede do projeto 39 instituições (universidades, centros de pesquisa e laboratórios), sendo 16 brasileiras e 23 estrangeiras.