- Este evento já passou.
24ª DEFESA DE TESE DE DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
25 - abril - 2016 | 13:00 - 17:00
Evento Navegação
O advento do Kinect desencadeou o crescimento de aplicações voltadas à interação natural, reconhecimento de gestos e ambientes interativos. Com o tempo, percebeu-se que as soluções de interfaces baseadas nesses novos tipos de interação cresciam de maneira rápida e desordenada, sem qualquer preocupação com a formalização de etapas de desenvolvimento. Além disso, questões relativas à forma de representar estas interações, ao contexto onde elas ocorrem e qual o comportamento do ambiente em resposta a estas interações tornaram-se relevantes. Neste sentido, esse trabalho traz como contribuição uma abordagem prática para o desenvolvimento de ambientes interativos através do modelo Where-What-Why-How, ou simplesmente, 3W1H. A solução teve como base uma compilação de tarefas comumente executadas neste tipo de desenvolvimento e relatadas em diversos trabalhos correlatos. A solução parte de três questões principais: (I) quais as reações devem ser disparadas no ambiente interativo; (II) quais as situações que disparam a execução destas reações no ambiente; e, (III) qual o comportamento esperado uma vez que estas situações sejam reconhecidas. O comportamento esperado do ambiente pode ser visto como um conjunto de estados que definem o controle das reações e mudanças dentro do ambiente real ou virtual. A transição entre estes estados comportamentais é feita a partir da composição entre eventos associados, por exemplo, ao reconhecimento de gestos do usuário quando interage com o sistema. A validação da proposta é feita através de alguns estudos de casos completos, que contemplam todas as fases de desenvolvimento e a implementação física do ambiente interativo. Os estudos de caso foram construídos com o auxílio do framework Touch The Air – TTair, uma outra contribuição importante do trabalho.