- Este evento já passou.
6ª Reunião Equatorial de Antropologia
9 - dezembro - 2019 | 08:00 - 12 - dezembro - 2019 | 17:00
Evento Navegação
A 6ª Reunião Equatorial de Antropologia terá lugar em Salvador, entre 9 e 12 de dezembro de 2019, tendo como promotora a Universidade Federal da Bahia, por meio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, contando ainda com a participação de outras Instituições de Ensino Superior existentes no Estado. A submissão online de trabalhos (resumos de comunicações orais e pôsteres) para GTs inicia no dia 13/08 até 27/09. Mais informações: www.sextarea.ufba.br
Para esta Reunião, a Comissão Organizadora propõe continuar reflexões iniciadas na década de 1980, por acadêmicos e profissionais do Norte e Nordeste associados à ABA, em encontros regionais que vieram a ser denominados e conhecidos como ABANNE. Em 2007 essas reuniões incorporaram a denominação de REA/ABANNE, que vêm gradativamente expandindo-se além dos limites regionais para incorporar a crescente participação de colegas antropólogos da região equatorial da América Latina e Caribe. A proposta para esta 6ª REA é de ampliar a visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, assim como explorar novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica.
Considerando o atual contexto sociopolítico no país, bem como a necessidade de melhor compreender questões antigas e emergentes nos campos de atuação e diálogos da antropologia, os conceitos “Diversidades, Adversidades e Resistências” foram definidos como temas geradores das discussões da 6ª REA. Espera-se contar com a participação de antropólogos e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, das outras regiões do país e dos demais países da América Latina.
Antecedentes
As Reuniões da ABA-Norte e Nordeste–ABANNE tiveram início no ano 1985, em caráter bienal, mantendo esta denominação única até o ano de 2005, ocasião em que se comemorou 50 anos de criação da Associação Brasileira de Antropologia – ABA. A partir do ano de 2007, como resultado de sua expansão territorial, aumento no número de participantes e alargamento dos temas e debates para além das fronteiras nacionais, o evento veio a agregar uma nova denominação, em reconhecimento e oficializando sua dimensão internacional, passando as reuniões a serem realizadas em conjunto e sob a denominação de REA-Reunião Equatorial de Antropologia/ABANNE. Oportunizando o diálogo entre as dimensões local, regional e internacional, a REA/ABANNE veio a se configurar como um evento conjunto até sua edição de 2015, que ocorreu em Maceió, Estado de Alagoas.
Nesta VI REA que se realiza em Salvador, Estado da Bahia, entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2019, que consolida mais de três décadas de discussões científicas no campo da Antropologia, optou-se por adotar apenas a denominação VI REA, sem que se perca de vista a importância que teve a ABANNE para os avanços do campo cientifico nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.Esta adoção de uma única designação se dámesmo como resultado de um movimento simétrico com aquele que aconteceu com a denominação da congênere organizada pelos estados do sul e sudeste, que veio a constituir a atual RAM-Reunião de Antropologia do Mercosul, agregando a participação de antropólogos e estudantes dos países latino americanos do Cone Sul.