- Este evento já passou.
A COISA TÁ PRETA NA FACOM
21 - março - 2017 | 14:00 - 17:00
Evento Navegação
Para marcar seus 20 anos de criação, o Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades – Etnomídia da Faculdade de Comunicação da UFBA promove o evento “A coisa tá preta na Facom” com duas mesas de debates sobre mídia e relações raciais na terça-feira, 21 de março 2017, reunindo convidados de destaque na área da pesquisa em comunicação e da música local, a partir das 14h no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA – Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina, em Salvador, Bahia.
As jornalistas Maíra Azevedo, bem-sucedida nas redes sociais com a personagem “Tia Má”, Suzana Varjão, até recentemente coordenadora em Brasília da ANDI Comunicação e Direitos – Agência Nacional dos Direitos da Infância e Juventude, ex-editora do Caderno 2 de jornal A Tarde, e Sueide Kinté, expert em mídias sociais e coordenadora da campanha “Mais Amor Entre Nós” falarão de suas visões sobre o tema, como profissionais negras atuantes no mercado.
O pesquisador e jornalista Edson Cardoso, por quatro anos assessor especial da ex-ministra da Seppir Luiza Bairros, é também um dos convidados da atividade. Que terá ainda a participação de MC Beijinho, que “estourou” neste verão com uma música surpreendentemente depois de ser detido pela polícia e, ainda dentro do camburão, filmado pelas câmeras da TV Record local, sacou uma música que disputou como a melhor do último Carnaval baiano.
Aberta ao público em geral, a atividade é gratuita e marca os 20 anos em que o Etnomídia (www.etnomidia.ufba.br), em 1997, foi criado na Facom. Por iniciativa de Fernando Conceição, à época professor substituto, trata-se do primeiro grupo de estudos e pesquisas em mídia e relações étnico-raciais a oficialmente funcionar numa academia brasileira.
O evento ocorre na tarde do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pelas Nações Unidas em memória das vítimas do massacre de Sharpeville, África do Sul, ocorrido em 1960.
Não são necessárias inscrições prévias para participar dos debates, limitado o acesso de acordo com a capacidade do auditório da Facom. A atividade conta com o apoio do Afirme-se – Centro de Práticas e de Estudos de Diversidades Culturais e da Assufba – Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFBA. Mais informações podem ser obtidas com a Equipe Organizadora, pelos emails mavessilva@gmail.com (Míria Silva) e anamgualberto@gmail.com (Ana Gualberto).