Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“A influência da metacomunicação na permanência ou no abandono em MOOC: uma investigação sob perspectiva semiótica”

27 - setembro - 2018 | 09:00

Computação

42ª Defesa de MESTRADO do PGCOMP – Beatriz Brito do Rêgo

  • Nome da aluna: Beatriz Brito do Rêgo
  • Orientador: Ecivaldo de Souza Matos
  • Co-orientadora: Christina von Flach Garcia Chavez
  • Titulo do trabalho: A influência da metacomunicação na permanência ou no abandono em MOOC: uma investigação sob perspectiva semiótica
  • Data/horário: 27/09/2018, às 09:00
  • Local: sala 106 da STI/UFBA

Banca Examinadora

  • Ecivaldo de Souza Matos (PGCOMP/UFBA) – Lattes
  • Christina von Flach Garcia Chavez (PGCOMP/UFBA) – Lattes
  • Andréia Libório Sampaio (UFC) – Lattes
  • Artur Henrique Kronbauer (UNIFACS/UNEB) – Lattes

Resumo

MOOC é um acrônimo para Massive Open Online Course, uma modalidade de educação online com oferta de cursos gratuitos a diversos públicos, com diferentes idades, formações e nacionalidades. Os MOOC surgiram como inovação tecnológica que idealizam a democratização da educação, por meio da oferta de cursos gratuitos. Essa modalidade de ensino tem atraído uma população de diferentes idades, formações e nacionalidades. Todavia, os MOOC possuem alta taxa de abandono de seus estudantes, correspondendo a uma das suas principais críticas. Embora milhares de estudantes inscrevam-se a todo momento, a taxa de conclusão para a maioria dos cursos é de 13%. Algumas das razões pelas quais esses estudantes abandonem os cursos em MOOC estão relacionadas a limitações da plataforma tecnológica. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo investigar se a qualidade da metacomunicação semiótica influenciou a permanência ou o abandono dos estudantes em cursos MOOC. Esta pesquisa foi realizada em quatro etapas. A primeira consistiu na execução de uma revisão de literatura, com o objetivo de identificar elementos de natureza tecnológica que influenciaram a permanência ou o abandono em MOOC. Com a execução dessa revisão, foram encontradas vinte e quatro causas gerais de abandono em MOOC. Na segunda etapa foi realizado um estudo de caso com quatro momentos: desenvolvimento de uma plataforma de MOOC; avaliação da qualidade da metacomunicação do design de interação de um curso nesta plataforma; execução do curso; e, por último, identificação e avaliação das rupturas de comunicabilidade existentes no caso estudado. Na avaliação em tempo de design, foi utilizada a técnica MoLVERIC Check, para a identificação das rupturas de comunicabilidade no design de um curso MOOC, que posteriormente foram mitigadas. A coleta dos dados com sujeitos ocorreu por meio de questionários e análise do fórum do curso no período de sua execução. Por fim, foram utilizados os Métodos de Inspeção Semiótica (MIS) e Avaliação de Comunicabilidade (MAC) para identificação de rupturas de comunicabilidade na plataforma MOOC. Na terceira etapa ocorreu a análise dos dados coletados, relacionando a avaliação do design de interação, dos questionários, análise dos fóruns e da avaliação de comunicabilidade. Os resultados encontrados possibilitaram o desenvolvimento de um conjunto de diretrizes de design e avaliação de interação para MOOC, sob o ponto de vista da comunicabilidade.

Detalhes

Data:
27 - setembro - 2018
Hora:
09:00

Local

SALA 106 – STI
40170110 Brasil + Google Map