- Este evento já passou.
Peça: A Menina que Queria Ter Asas
4 - outubro - 2018 | 15:00 - 14 - outubro - 2018 | 17:00
Evento Navegação
Um espetáculo voltado para apreciação de crianças, adolescentes, famílias e educadores.
Cecília, uma menina muito esperta e inteligente, sente-se amedrontada todas as vezes que é arguída pelo Professor Nícolas. O jeito autoritário e ortodoxo do mestre tira o interesse da menina e de seu amigo Pedro pelos estudos. Certo dia, durante o recreio, Cecília encontra uma arara “falante e filósofa” que lhe ensina como enfrentar seus medos e decepções, dar asas a imaginação, seguir seus instintos para resolução de problemas, entre outras coisas mais. De volta à aula do Professor Nícolas, a menina se encoraja para enfrentá-lo e mostra ao professor que deixar aflorar sua sensibilidade faz a vida ser mais atraente.
Apresentação
O espetáculo A Menina que Queria Ter Asas aborda cenicamente uma crítica à escola tradicional e conservadora, com uma linguagem poética e lúdica que busca sensibilizar os sujeitos a refletirem sobre o papel da escola. É apresentado o cotidiano de uma sala de aula, onde rege um professor conteudista e autoritário, com métodos arcaicos como cópia e sabatina. As crianças sentem medo do professor, mas com o aparecimento de uma arara, os sentimentos de autoestima, autoconfiança e sensibilidade são despertados em uma das alunas que passa a questionar e ressignificar o espaço educativo escolar.
O espetáculo agrega diferentes linguagens, como a integração com a plateia (na montagem, o professor considera o público como alunos), caricaturização dos personagens (o professor se apresenta com elementos que beiram o exagero) e destaque para uma grande arara interpretada por um dos atores, cujos movimentos ocupam toda a extensão do palco.
O espetáculo é uma realização do Coletivo Canduras e Artes, com texto de Cilene Canda e dirigido por Edinilson Motta Pará (O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião). O elenco é formado por Cilene Canda (Nós por Acaso: Um Caso de Poesia), Ricardo Stewart (Protocolo Lunar) e Vinícius Caires (Passand).
A direção musical é assinada pelo multinstrumentista Igor Reis (Trova Nova), e figurinos de Rino Carvalho (Ponta d’Areia, Pedaço do Céu).
Cenário
O cenário é composto de dois ambientes: uma sala de aula e um jardim. A sala de aula é representada por um painel com um quadro negro estilizado, criado pelo grafiteiro Spray Cabuloso; o jardim por livros esculturas no chão que formam árvores e arbustos e pássaros feitos de origami pendurados. Nas laterais, tapadeiras pintadas com temas ligados a educação, também com linguagem de grafite. As cenas acontecem no palco e na platéia, pois o público também é considerado como alunos.
Personagens
Professor Nícolas – Tem dimensões descomunais, com braços, pernas pescoço e cabeça alongada. Ele se mexe com movimentos exagerados.
Cecília – Figurino composto por elementos como fardamento escolar, mochila, livros, meias e sapatos. Características de pessoa real.
Pedro – Figurino composto por elementos como fardamento escolar, mochila, livros, meias e sapatos. Características de pessoa real.
Arara – Ator vestido de uma arara, com penas vermelhas, com azul e verde nas pontas. A cabeça é coberta por um adereço, um capacete revestido de penas vermelhas e bico, pernas, braços e mãos do ator são responsáveis pela movimentação, expressão e deslocamento em nível médio e baixo, e em atitude de vôo.
Ficha Técnica
Texto – Cilene Canda
Direção – Edinilson Motta Pará
Elenco – Cilene Canda, Ricardo Stewart, Vinícius Caires
Preparação Corporal e Coreografias – Ana Rita Almeida
Maquiagem – Ricardo Stewart
Figurino – Rino Carvalho
Confecção dos Figurinos – Angélica Paixão
Cenário – Edinilson Motta Pará e Cilene Canda
Confecção dos Painéis do Cenário – Spray Cabuloso
Confecção dos Adereços – Cilene Canda e Meire Marques
Trilha Sonora – Igor Reis
Iluminação e Operação de Som – Leandro dos Reis
Contra Regra – Meire Marques
Produção nas Escolas – Martha Fabiana
Fotografia – Amanda Abudde
Designer Gráfico – Junior Simas
Produção Executiva – Milena Ribeiro
Realização Produção – Coletivo Canduras e Artes
Serviço:
Projeto 2 X Canduras e Artes
Espetáculo: A Menina que Queria Ter Asas
Local: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro
Datas: 04, 05, 06, 07, 11, 12, 13, 14 de outubro de 2018.
Horário: 15 horas
Classificação: Livre
Contatos:
Milena Ribeiro
71 9 9260 9068
milenaproduz@gmail.com
Edinilson Motta Pará
71 9 8733 9617
71 3332 0845
nilsinho67@hotmail.com
@canduraseartes