
Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica: Ciclo de palestras e eventos internacionais
26 - março | 08:00 - 9 - agosto | 17:00
Evento Navegação

Ciência Quântica é tema de 2025
Academia de Ciências da Bahia e Instituto de Física lideram Ciclo de Palestras durante o ano
O ano de 2025 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, marcando o centenário da formulação da teoria quântica, um dos pilares da física moderna. Para celebrar essa data, a Academia de Ciências da Bahia e o Instituto de Física da UFBA, em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, promoverá ao longo do ano um ciclo de palestras e eventos dedicados à história, avanços e impactos da física quântica na sociedade.
O ciclo terá a participação de renomados cientistas e historiadores da ciência, abordando temas como as novas tecnologias quânticas, o Princípio da Incerteza e os desdobramentos da mecânica quântica.
Palestras iniciais
Da curiosidade dos jovens cientistas às novas tecnologias quânticas
- Palestrante: Luiz Davidovich, professor emérito do Instituto de Física da UFRJ, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências e especialista em óptica quântica.
- Data: 26 de março
- Horário: 11h
- Local: Auditório B do Instituto de Geociências
Mecânica Quântica e Semicondutores
- Palestrante: Sônia Guimarães, Professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), eleita pela Bloomberg Línea uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina.
- Data: 29 de abril
- Horário: 17h
- Local: Auditório da Facom
O Princípio da Incerteza na Ciência e na Cultura
- Palestrante: Olival Freire Júnior, diretor científico do CNPq, professor titular aposentado do Instituto de Física da UFBA e especialista em história e filosofia da mecânica quântica.
- Data: 29 de maio
- Horário: A definir
- Local: A definir
O João que ganhou dois Nobel
- Palestrante: Adalberto Fazzio, professor titular do Instituto de Física da USP, especialista em estrutura dos materiais e aplicações da mecânica quântica em nanomateriais.
- Data: 18 de junho.
- Horário: 10h
- Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
Eventos Internacionais na UFBA
Em agosto, a UFBA sediará dois eventos internacionais sobre a história da física, com destaque para a história da mecânica quântica:
- 6ª Conferência Bienal para Historiadores das Ciências Físicas (4 a 9 de agosto), realizada em parceria com o American Institute of Physics (AIP). Pela primeira vez no Sul Global, o evento visa promover colaborações entre jovens historiadores e discutir questões contemporâneas da história das ciências físicas. Edições anteriores ocorreram em College Park (EUA), San Sebastian (Espanha) e Copenhagen (Dinamarca).
- 5ª Conferência Internacional sobre a História da Física Quântica (HQ-5), um dos eventos globais do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ), dará continuidade à serie “HQ” iniciada pelo Instituto Max Planck para a História da Ciência. As edições anteriores ocorreram em Berlim (2007, 2010), Utrecht (2008) e San Sebastian (2015). O evento busca estimular novas pesquisas e interações entre diferentes gerações de historiadores da ciência.
Palestrantes internacionais confirmados
- Alexei Kojevnikov (University of British Columbia, Canadá)
- Danian Hu (Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China)
- Elise Crull (City University of New York, EUA)
- Gisela Mateo González (Universidad Nacional Autónoma de México)
- Hanoch Gutfreund (Universidade Hebraica de Jerusalém)
- Jürgen Renn (Max Planck Institute for the History of Science, Alemanha)
- Margriet van der Heijden (Eindhoven University of Technology, Países Baixos)
- Olival Freire Júnior (UFBA, Brasil)
Parcerias e apoio
Os eventos contam com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de instituições internacionais, como o Instituto Americano de Física e a Comissão para a História e Filosofia da Física da União Internacional de História e Filosofia da Ciência. No Brasil, além da UFBA e da Academia de Ciências da Bahia, participam também a UEFS, UESC e UFRB.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis nos sites: