Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

As raízes da Psicanálise na Bahia serão tema de reflexão em evento na FACOM

11 - maio - 2017 | 18:30 - 21:00

cnvite

As raízes da Psicanálise na Bahia serão tema de reflexão do evento que acontece no próximo dia 11 de maio, às 18h30, no Auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), no Campus de Ondina. O evento, que é promovido pelo grupo de pesquisa GEINFO/ICI/UFBA, através do projeto de extensão Diálogos Contemporâneos,  terá como palestrantes Aurélio Souza, Carlos Pinto Corrêa, Jairo Gerbase, Syra Tahin Lopes e Urania Tourinho Peres.

Segundo Urania, “a psicanálise, em sua dimensão clínica, chegou a Salvador no início da década de 1970. Dois pioneiros aqui se estabeleceram, atendendo a demanda de um grupo: Carlos Pinto Corrêa e Emilio Rodrigué. O primeiro trazia a ortodoxia psicanalítica, era membro do Círculo Brasileiro de Psicanálise de Minas Gerais, instituição ligada ao Círculo Vienense de Psicanálise, e veio com a missão de fundar uma filial em Salvador. O segundo era dissidente da Associação Psicanálitica da Argentina (APA) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), instituições nas quais havia ocupado, respectivamente, a presidência e a vice-presidência, e chegou questionando as instituições, suas regras e modelos para a didática. Assim, a um só tempo, implantou-se, na Bahia, a ortodoxia e a procura de um novo modelo. As sementes lançadas encontraram um terreno fértil que as acolheu e produziram raízes para uma árvore híbrida. Como pensar a atual geração de psicanalistas na Bahia fruto dessa polaridade de origem?”.

 

Aurélio Souza

É psicanalista, membro do Espaço Moebius e autor de “Os Discursos na Psicanálise”.

 

Jairo Gerbase

AME do Campo Lacaniano, membro do Campo Psicanalítico e autor de “Atos de fala”.

 

Carlos Pinto Corrêa

Fundador do Círculo Psicanalítico da Bahia, autor de vários textos psicanalíticos e literários, incluindo três romances publicados.

 

Syra Tahin Lopes

É psicanalista, psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) São Paulo e professora no curso de Psicologia da UFBA desde 1968. Sócia fundadora da CLAPP. Análise com Emílio Rodrigué, com quem escreveu o livro “Um Sonho de Final de Análise” (Rio de Janeiro: Imago, 1986).

 

Urania Tourinho Peres

Participou da fundação da Clapp e posteriormente do Colégio de Psicanálise da Bahia. É autora de “Mosaico de Letras” (Ed. Escuta) e “Depressão e Melancolia” (Ed. Zahar). Publicou artigos em revistas e organizou varias coletâneas. É Membro da Academia de Letras da Bahia.

 

Detalhes

Data:
11 - maio - 2017
Hora:
18:30 - 21:00

Local

Faculdade de Comunicação
Avenida Barão de Jeremoabo - Ondina + Google Map