- Este evento já passou.
Atividade sobre patrimônio cultural imaterial acontece nesta quarta-feira (16)
16 - setembro - 2020 | 10:30
Evento Navegação
A Faculdade de Comunicação da UFBA promove nesta quarta-feira, em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura, a roda de conversa “Estratégias para o século XXI: Patrimônio Cultural Imaterial em questão”. A atividade acontecerá às 10h30, por meio da plataforma Zoom (acesse aqui) e do Facebook, e é uma parceria entre o projeto Em Casa com a FACOM e o “Como que tá?”, coordenado pela Agência Experimental.
No evento, será conduzida uma reflexão, em aporte decolonial, sobre as experiências de políticas culturais do patrimônio cultural imaterial na Itália e no Brasil, no século XX e XXI e o cenário contemporâneo. A ideia é refletir sobre os aspectos narrativos na construção da “modernização”, os debates da interculturalidade e as implicações nas experiências contemporâneas pós-pandemia. Com vistas a uma prospecção do presente/futuro, a atividade busca entender quais desafios se apresentam para o século XXI em termos de Patrimônio Cultural imaterial.
Participam do debate Caroline Fantinel, pesquisadora da área de memória e patrimônio, Roberto Severino, professor da FACOM │UFBA, Casimira Grandi, professora de Sociologia na Universidade de Trento, na Itália, e Hilda Fraga, professora do curso de Produção Cultural na Universidade Federal do Pampa.
Conheça abaixo um pouco mais sobre o/as participante/s:
Hilda Fraga é historiadora e doutora em Educação pela UFRGS. Professora associada do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural, da Universidade Federal do Pampa — Campus Jaguarão/ RS —, na qual desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de políticas de gestão patrimonial, educação para o patrimônio, patrimônio e equidade de gênero e patrimônio e inclusão social. Atualmente integra a Rede Internacional de Cooperação Acadêmica para o Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina e Caribe.
Casimira Grandi é professora de História Social da Faculdade Social da Sociologia da Universidade de Trento. Docente de História social da população de norte-leste da Itália moderna e contemporânea, com especial atenção às dinâmicas naturais e sociais. Pesquisadora associada do Istituto degli Innocenti, Firenze; com o Centro Studi Emigrazione, Roma; da Association Internationale pour l’Histoire des Alpes, Universite Pierre Mendes, France, Grenoble.
Roberto Severino é orientador da Agência Experimental e professor na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no programa Cultura e Sociedade, do IHAC. Doutor em História, Pesquisa Memória e patrimônio cultural, e o papel do audiovisual nas práticas de memórias. Coordena o Grupo de pesquisa Memória e Identidade (PósCultura/UFBA).
Caroline Fantinel é doutora e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Salvador. Dedica-se a pesquisas nas áreas de memória e patrimônio, políticas culturais e economia criativa. Coordena o projeto Memórias do Reinado de Momo.
SERVIÇO
O quê: Roda de conversa “Estratégias para o século XXI: Patrimônio Cultural Imaterial em questão”
Quando: quarta-feira, 16 de setembro de 2020, às 10h30
Onde: assista a transmissão pelo Zoom (acesse aqui) e Facebook da FACOM.