Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ciclo de seminários do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia

15 - dezembro - 2023 | 14:00 - 17:00

Anúncio seminário LEFHBio_15 Dec 2023

O Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) dará continuidade ao seu ciclo de seminários de 2023 no mês de dezembro!

No dia 15/12/2023 às 14:00 horas (BRT), Gregory Radick (Universidade de Leeds, UK) falará sobre as razões pelas quais os debates sobre o trabalho de Mendel tiveram grande importância no começo do século XX e seguem tendo importância nos dias de hoje.

O LEFHBio é vinculado ao Instituto de Biologia/Universidade Federal da Bahia e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução, e desde 2022 iniciou a realização de seu ciclo de seminários com convidados que vêm tanto de ambientes acadêmicos quanto de uma diversidade de ambientes.

O QUE:

Evento do Ciclo de Seminários do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio)

TÍTULO:

Por que o debate pós-1900 sobre Mendel importava na época e por que ele importa agora

PALESTRANTE:

Gregory Radick (Universidade de Leeds, UK)

Língua usada na palestra: Inglês

QUANDO:

15/12/2023, às 14:00 BRT

Onde: Evento remoto, Zoom.

URL curta: https://tinyurl.com/un66atd3

URL longa: https://us06web.zoom.us/j/81518290080?pwd=a2pM2VnH3HMQgya4eRpudOxLbbLfTa.1

No caso de o Zoom solicitar:

ID da reunião: 815 1829 0080

Senha: 142357

Por que o debate pós-1900 sobre Mendel importava na época e por que ele importa agora

Gregory Radick (Universidade de Leeds, UK)

Resumo: Ao redor do mundo, estudantes aprendem que a ciência da genética se iniciou com a redescoberta em 1900 dos experimentos conduzidos pelo monge Gregor Mendel com ervilhas. Nos experimentos de Mendel, os traços herdados eram simplesmente binários – a cor da semente era amarela ou verde, o formato da semente, liso ou rugoso, e assim por diante. Mas os geneticistas hoje concordam que, em geral, características herdadas podem ser extraordinariamente variável, porque elas são o resultado não apenas de genes “para” as características, mas também de contextos genéticos e de ambientes, tanto internos (como o epigenoma e o microbioma) quanto externos (incluindo dieta, clima, qualidade do ar etc.). Embora se acredite comumente que um século de avanços científicos foi necessário antes que o status atípico dos padrões de Mendel fosse compreendido, eu mostro em meu livro HERANÇA DISPUTADA: A BATALHA SOBRE MENDEL E O FUTURO DA BIOLOGIA (DISPUTED INHERITANCE: THE BATTLE OVER MENDEL AND THE FUTURE OF BIOLOGY, Chicago, 2023) que, ao contrário, ele era compreendido no começo mesmo da genética e, de fato, era central nos argumentos do principal crítico do “mendelismo” nascente, o biólogo de Oxford, em grande medida esquecido, W. F. R. Weldon. Na morte prematura de Weldon em 1906, aos 46 anos de idade, ele havia quase completado um livro que mapeava um caminho alternativo para a ciência, no qual os padrões mendelianos não seriam tratados como bases para interpretar tudo mais, mas como exceções à regra de que, em geral, a expressão de características é variável, dependendo de contextos internos e externos. A fala introduzirá a ciência weldoniana da herança que quase se concretizou e explorará sua significação para repensar o passado da genética, mas também para repensar seu presente e até mesmo seu futuro.

Biografia: Gregory Radick é Professor de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Leeds (UK).  Seus livros anteriores incluem THE SIMIAN TONGUE: THE LONG DEBATE ABOUT ANIMAL LANGUAGE (Chicago, 2007) e, como co-editor com Jonathan Hodge, THE CAMBRIDGE COMPANION TO DARWIN (Cambridge, 2003; 2a edition, 2009).

Eventos anteriores do Ciclo de Seminários do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) estão disponíveis no canal do LEFHBio no You Tube:

Kostas Kampourakis, Students’ “teleological misconceptions” in evolution education: why the underlying design stance, not teleology per se, is the problem: https://www.youtube.com/watch?v=dg_mz_0rDLc

Adela Molina, Matriz compreensiva da educação científica com uma abordagem intercultural

https://www.youtube.com/watch?v=WWu8TR3KAoA

https://www.youtube.com/watch?v=leDjwz3NGt8

Maël Montévil, How should we think scientifically about biological objects?

https://www.youtube.com/watch?v=ZGsRqIpm7TI

Celso Sánchez, A pesquisa em educação ambiental e a perspectiva comunitarista na pesquisa em educação

https://www.youtube.com/watch?v=IIZP791n_9A

Luiza Machado e Ahypunã Gwa Tawato, Povo Maraguá: Vida e Luta

https://www.youtube.com/watch?v=Lwg7yzzl5z4

Eduardo Solari, Anna Simão, Maria Bandeira, Insurgências em prol da Autogestão Comunitária

https://www.youtube.com/watch?v=-VSnVRNiVgk

Antoine Dussault, On the possibility of generalized selected effects ecological functions

https://www.youtube.com/watch?v=mr94thGKuZI

Fábio Nunes, Projeto de Conservação do Periquito Cara-Suja

https://www.youtube.com/watch?v=Y_mZdi5HUyw

André Junqueira, Ecologia Histórica da Amazônia

https://www.youtube.com/watch?v=ws_T7zPwqNs&ab

Sabina Leonelli, Globalizing plant knowledge beyond extractive epistemologies

https://www.youtube.com/watch?v=9qlhajdGoDU&ab

Hilton Japyassu, Cognição estendida: fechamento organizacional e ecologia da individualidade

https://www.youtube.com/watch?v=161srUCM6AA&ab

Ana Teixeira de Melo & Leo Caves, Environ-ings: Epistemically potent environments for complex knowings

https://www.youtube.com/watch?v=fcP-fbAqCDs&ab

Julia Turska, De volta por demanda popular, a ontologia! Tensões produtivas entre abordagens antropológicas e filosóficas da ontologia

https://www.youtube.com/watch?v=QFucXS6BUB4&ab

Detalhes

Data:
15 - dezembro - 2023
Hora:
14:00 - 17:00