Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Diálogos Contemporâneos – A Criatividade Fora de Controle

14 - fevereiro - 2017 | 17:30 - 19:00

diálogos

No dia 14/02, às 17:30 horas, acontece a palestra “Criatividade Fora de Controle”, com o professor Dante Galeffi (UFBA), no Museu de Arte da Bahia. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Saberes e Fazeres (GEINFO/ICI/UFBA), através do projeto de extensão Diálogos Contemporâneos. Também participarão do discussão os professores Joaquim Viana Neto e Maria Inês Corrêa Marques.

A Criatividade Fora de Controle

Na sociedade contemporânea da informação, do conhecimento, da aprendizagem e do controle, a criatividade fora de controle revela a indeterminação dos processos materiais, vitais e mentais do ser humano e da natureza como totalidade da matéria-energia-inteligência em atividade transformativa permanente.  A criatividade se tornou uma palavra de ordem no mundo produtivo hegemônico, inclusive como forma de controle, de exclusão e de elitização de uma classe humana de “gênios” e superdotados que, como fator de marca, estudaram nas mais proeminentes universidades do mundo. Na perspectiva trabalhada, a criatividade não é uma exclusividade da espécie humana e nem muito menos dos “gênios da raça”, e sim um impulso dinâmico que perpassa todos os planos e níveis de Realidade que formam a Natureza em suas experimentações intermináveis, o que confirma a tese do devir aberto do conjunto universo do qual fazemos parte.  Como movimento epistemológico contra-hegemônico, a criatividade fora de controle nos revela o imponderável do ato criador, seja ele personalizado ou anônimo. A compreensão da criatividade assim flexionada provoca a tensão entre uma criatividade por variação de grau e uma criatividade por salto de natureza. Seguindo este fio de Ariadne, revela-se o mais surpreendente: o acontecimento inesperado de uma crítica radical ao modo atual de regulação e produção acadêmica e/científica do conhecimento considerado inovador. A modelagem colonizadora imposta não tem instrumentos para avaliar processos criadores fora de controle, o que impede, por repressão e punição, o florescimento de um pensamento próprio e apropriado na quase maioria dos casos. Pois, quem poderá avaliar o efetivamente criador usando limitadores de produção supostamente qualisficados?

 

Dante Augusto Galeffi – Palestrante

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), ambos da UFBA. É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética.

 

Componentes da Mesa –

Maria Inês Corrêa Marques

É graduada em História, doutorado em Educação (2005 – UFBA), fez pós-doutorado na Universidad de Valladolid – Espanha, é professora Associado III da UFBA, lotada na FACED, Departamento de Educação II, atualmente é vice-coordenadora do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA);

Joaquim Viana Neto

Possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (UFBA), Pós-Doutorado pelo Labo AIAC (Arts des Images & Art Contemporain), Université Paris 8 (2013-2014), Professor Adjunto do IHAC – UFBA, Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBA; Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – BIA/IHAC/UFBA.

Detalhes

Data:
14 - fevereiro - 2017
Hora:
17:30 - 19:00

Organizador

Grupo de Pesquisa Saberes e Fazeres (GEINFO/ICI/UFBA)

Local

Museu de Arte da Bahia (MAB)
Avenida Sete de Setembro, Corredor da Vitória + Google Map