- Este evento já passou.
EMBARCAÇÃO A VELA NA CONSERVAÇÃO MARINHA
25 - outubro - 2019 | 15:00 - 17:00
Evento Navegação
O Programa de pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal da Bahia convida a todos para a defesa da mestranda Tais Bemfica com o tema EMBARCAÇÃO A VELA NA CONSERVAÇÃO MARINHA.
Tais Bemfica investigou a percepção de tomadores de decisão diretamente envolvidos com conservação marinha sobre usar veleiros em suas atividades ambientais. Foram 54 entrevistados sendo 14 pesquisadores, 10 velejadores, 10 gestores ambientais, 10 mestres de embarcação a motor e 10 turistas.
Tais é bióloga e fundadora da empresa familiar Bemfica Nautica que tem como principal atividade o suporte a pesquisa científica no mar, o treinamento de pessoas e o turismo de observação de baleias e golfinhos a bordo de um veleiro.
Tais Bemfica foi aluna do capitão ucraniano Aleixo Belov no veleiro escola Fraternidade em expedição de volta ao mundo na travessia de Bali até a Bahia onde navegou 14 mil milhas em 13 meses. Foi durante esta viagem que Tais começou a se dar conta de que embarcações a vela poderiam ser uma boa plataforma de observação de espécies marinhas principalmente devido ao seu baixo ruído e baixa emissão de dióxido de carbono antropogênico na atmosfera.
Em abril de 2018, Tais Bemfica embarcou como tripulante / pesquisadora no veleiro de pesquisa inglês Song of the Whale passando por Cabo Verde e Açores quando teve a oportunidade de avistar e gravar o som de baleias azuis e aprimorar suas técnicas de navegação oceânica e aproximação de cetáceos (baleias e golfinhos)! Na temporada reprodutiva da baleia jubarte na Praia do Forte de 2018 e 2019, Tais Bemfica foi a responsável pelo turismo de observação de baleias da Portomar.
Se você se interessa por conservação marinha e gostaria de saber mais sobre as vantagens e desvantagens de utilizar veleiros como plataforma de pesquisa, educação e gestão ambiental venha assistir a apresentação do estudo feito por Tais Bemfica para obtenção do título de mestre em ecologia pela Universidade Federal da Bahia.