- Este evento já passou.
Estreia Mundial de “Ojí: Chegança e Ímpeto”, de Paulo Costa Lima
9 - dezembro - 2021 | 21:00 - 12 - dezembro - 2021 | 22:00
Evento Navegação
O compositor e professor da Escola de Música da UFBA Paulo Costa Lima compôs, a pedido da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a peça “Ojí – Chegança e Ímpeto”, que estreia mundialmente nos dias 09, 10, 11 (SP) e 12 (RJ). A apresentação do dia 10 será transmitida em youtube.com/videososesp.
A obra é inspirada em uma frase do musicólogo Gerard Bèhague: “E foi assim, pela ética e pela estética, que a África civilizou o Brasil”. A obra imagina essa travessia, seus primeiros momentos com os rituais da partida, sua navegação complexa, e, finalmente, a dança candente da chegada. Segundo Costa Lima, a obra e sua ventania foram imaginadas em diálogo com a 6a Sinfonia de Beethoven. “Sua paleta de gestos reúne transformações e derivações de padrões rítmicos afro-brasileiros, variações sobre gestos melódicos que aludem à cantiga Ndemburê da tradição Angola.”
A obra será executada em Salt Lake City (EUA), em fevereiro de 2022, pela Utah Symphony, também com Thierry Fischer. Como diz Costa Lima, “é a UFBA chegando lá”!