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Formação docente e as práticas didáticas do professor de computação na educação profissional

14 - dezembro - 2017 | 16:30 - 18:30

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) da Universidade Federal da Bahia convida a comunidade universitária para sua 17a Defesa de Dissertação de Mestrado.

Mestrando: Ranansamir Sousa da Silva

Título: Formação docente e as práticas didáticas do professor de computação na educação profissional

Banca:

Prof. Dr. Ecivaldo de Souza Matos (Orientador – UFBA)

Prof. Dr. Roberto Almeida Bittencourt (UEFS)

Profª Drª Pauleany Simões de Morais (IFRN)

Profª Drª Monica de Souza Massa (UNEB)

 

Data da Defesa: 14 de dezembro de 2017 ;                     Horário: 16:30h

 

Local da Defesa: sala 12 do Instituto de Matemática e Estatística –  IME

 

A partir de 2004, com o Decreto nº 5.154/04, o Governo Federal iniciou uma série de ações que reformularam a Educação Profissional no Brasil. Isso incluiu a criação em 2007 do Programa Brasil Profissionalizado, com o objetivo de fortalecer as redes estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Parte considerável da oferta de cursos na EPT é de Computação, em suas diversas especializações. Todavia, não há profissionais formados na Licenciatura em Computação suficientes para a demanda por profissionais docentes na EPT. Sendo assim, muitos dos professores de Computação na EPT têm formação técnica na área de Computação, mas não têm formação pedagógica em cursos de formação inicial (licenciatura). Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de formação docente em serviço e a construção da identidade profissional docente desses sujeitos, a partir da identificação dos modelos de mediação didática estabelecidos por eles na prática cotidiana de ensino de Computação, por meio de um estudo de caso com professores de cursos técnicos de nível médio, em um Centro Estadual de Educação Profissional no estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada por meio de observação-participante e entrevistas, ao longo do ano letivo de 2016 – (março a dezembro) e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que, embora os professores não possuam formação inicial na área de Educação, há sentimento de pertencimento que os identifica como professores. As evidências encontradas mostram a predominância de características dos modelos de mediação artesanal e tecnicista no ensino de Computação, fortemente presente no cotidiano dos sujeitos estudados. No entanto, foi possível observar que o grupo de professores participantes da pesquisa compreende o sentido e a necessidade de refletir sobre suas práticas didáticas, com o objetivo de buscar novos caminhos para uma educação em Computação de qualidade. A partir desses resultados foram definidos elementos norteadores para políticas de formação inicial e continuada de professores de Computação pelas universidades.

 

 

Detalhes

Data:
14 - dezembro - 2017
Hora:
16:30 - 18:30