- Este evento já passou.
I Colóquio de Filologia e História
16 - junho - 2021 | 08:00 - 18 - junho - 2021 | 17:00
Evento Navegação
I Colóquio de Filologia e História (I COFHIS) promove debate em torno da Documentação Histórica e as narrativas de violência e de resistência nos séculos XVIII e XIX, nos dias 16 a 18 de junho de 2021.
O evento nacional e interdisciplinar, no formato on-line e totalmente gratuito, promovido pelo GEFILL – Grupo de Estudos Filológicos e Lexicais do ILUFBA, terá sede na UFBA e busca integrar estudantes da Graduação e da Pós-Graduação, docentes e pesquisadores do Ensino Superior e professores da Educação Básica em torno do tema “Documentação histórica e narrativas de violência e de resistência nos séculos XVIII e XIX”.
Reunirá pesquisadores das áreas de Filologia, Linguística Histórica e História de diversas universidades brasileiras, entre elas a própria UFBA, além da UFRB, UEFS, UFOB, USP, UFF, UFRJ, UFS, UFPB, UFRRJ, UFAL, UFMG, UFMT, UFRPE,UFCG, UNIFESP e UECE, e da Universidade de Évora – Portugal.
A Mesa de Abertura do evento contará com a presença da Profa. Dra. Fernanda de Almeida Vita, Diretora do Instituto de Letras da UFBA, da Profa. Dra. Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura – PPGLinC – UFBA e da Profa. Dra. Eliana Correia Brandão Gonçalves, Coordenadora da Comissão Organizadora do I COFHIS e do GEFIILL – UFBA.
Serão propostos debates críticos vinculadas às questões acessadas pela tradição e materialidade textual e pela ativa leitura filológica decolonial dos documentos, atravessados por narrativas de violência contra as minorias sociais e de resistência, coletiva e individual, no âmbito dos grupos e dos sujeitos subalternizados e invisibilizados na história, em particular a população negra, a população indígena e as mulheres.
Haverá discussões sobre a questão dos povos indígenas, com a Conferência de Abertura a ser realizada pela Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário (UFCG), que tem por título “Povos indígenas no Brasil nos manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal: narrativas sobre violências, protagonismos e novas territorialidades”. Esta edição também trará a Conferência de Encerramento “Problemas e desafios das relações entre História e Filologia: do passado à contemporaneidade”, a ser proferida pela Profa. Dra. Maria Filomena Gonçalves da Universidade de Évora – Portugal.
Acontecerão debates críticos vinculadas às questões acessadas pela tradição e materialidade textual e pela ativa leitura filológica decolonial dos documentos, atravessados por narrativas de violência contra as minorias sociais e de resistência, coletiva e individual, no âmbito dos grupos e dos sujeitos subalternizados e invisibilizados na história, em particular a população negra, a população indígena e as mulheres.
Nesse viés, a proposta do I COFHIS é colocar em pauta temas de grande interesse para a Universidade ligados às questões sociais e aos Direitos Humanos, visto que reflete sobre as narrativas de violências históricas contra as minorias sociais, no contexto do séculos XVIII e XIX e as lutas históricas, individuais e coletivas, e tensões sociais de nossas minorias negra, indígena e mulheres.
Mais informações sobre o I Colóquio de Filologia e História em:
https://www.even3.com.br/icofhis2021
https://gefill.ufba.br/programacao-i-coloquio-de-filologia-e-historia
https://www.youtube.com/channel/UClkSFOqoqgftsMjV_COGAOw/videos?view=2&live_view=502.
www.gefill.ufba.br
https://www.instagram/ge.fil.l