- Este evento já passou.
II Festival Estudantil de Artes Cênicas abre chamada de trabalhos
30 - outubro - 2017 | 08:00 - 17:00
Foto: André Araújo
Estão abertas até o dia 30/10 (segunda-feira) as inscrições para apresentação de trabalhos que irão compor a programação do II FESTAC – Festival Estudantil de Artes Cênicas. O evento será realizado numa parceria entre os Coletivos COATO, COOXIA e a Escola de Teatro da UFBA, entre os dias 08 e 17/12 deste ano, ocupando diferentes espaços da cidade do Salvador-BA.
O Festival Estudantil de Artes Cênicas – FESTAC ano II, toma um novo fôlego e se mostra mais um espaço possível de encontro entre artistas criadores das artes aplicadas dentro das Escolas secundaristas e das escolas de Artes Cênicas do estado da Bahia. E, dessa vez, artistas em processo de formação de todo o Estado poderão enviar suas propostas de trabalho nas áreas de Teatro, Dança, Performance, Circo, dentro da caixa, ou ao ar livre.
O FESTAC
O Festival surge como um espaço que busca ampliar o diálogo da produção universitária com diferentes públicos a partir da ampliação no acesso as mesmas; oferecer espaços de formação para o público; e promover intercâmbios artísticos e profissionais. Sua primeira edição aconteceu em 2015, ainda com o nome “I Festival da Escola de Teatro da UFBA”. Na ocasião, foram apresentados 10 trabalhos – entre espetáculos, performances e instalações, e 07 oficinas abertas ao público em geral.
Assim, reformulando e ampliando sua proposta original, ele passa a ser realizado numa parceria entre os Coletivos COATO e COOXIA e a Escola de Teatro da UFBA, como um primeiro passo para ampliar e diversificar sua proposta e programação. Ele conta com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, através do edital PAEXTec 2017 – Programa de Apoio à Extensão de Servidores Técnico-Administrativos e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Calendário das Artes.
Além das apresentações artísticas, também irão compor a programação do II FESTAC 06 oficinas artísticas; sessões de debate com as produções participantes; uma mesa sobre sustentabilidade e manutenção de festivais universitários e um workshop sobre crítica cultural.
COMO SE INSCREVER?
As inscrições de propostas para composição da programação do II FESTAC estão abertas até o dia 30/10. Serão aceitas inscrições em duas linhas:
- a) Artes na Escola (desenvolvidas no contexto escolar, com estudantes do ensino fundamental e/ou médio, com a supervisão de estudante de licenciatura e/ou professor da área de Artes;
- b) Escolas de Artes Cênicas (universitárias ou de cursos livres);
Serão selecionados até 04 trabalhos de Salvador/ Região Metropolitana e até 04 trabalhos do interior do estado. Mais informações sobre cronograma, documentos necessários e contrapartidas oferecidas pelo Festival, podem ser acessadas no edital disponível aqui: Edital – FESTAC 2017
E a ficha de inscrição pode ser acessada aqui: FICHA DE INSCRIÇÃO
Dúvidas podem ser enviadas através do e-mail: <falecomfestac@gmail.com>. E mais informações no site: <www.teatro.ufba.br>
REALIZAÇÃO
O II FESTAC – Festival Estudantil de Artes Cênicas é realizado numa parceria entre os Coletivo COATO, COOXIA e a Escola de Teatro da UFBA:
SOBRE O COATO – Fundado em 2014 por artistas multiáreas desejao abraço entre as novas mídias, artistas, cênicxs, cena, cine, vocal, som, movimento,dança, performance/misancene. Somos espaço como provocação a criação nas artescênicas. Ambiente como provocação a criação nas artes cênicas. Lugar comoprovocação a criação nas artes cênicas. Processo como provocação a criação nas artescênicas. Fazem parte do repertório do COATO espetáculos como “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”, “Maçã” e “Eu é Outro – Ensaios sobre Fronteiras”.
SOBRE O COOXIA – O Cooxia – Coletivo Teatral nasceu em 2013, mas foi somente em 2015 que o grupo realiza seu primeiro projeto independente: a montagem do espetáculo “Escavadores” que reunia em cena o jovem ator André Luís Silva e o veterano mestre Harildo Déda sob a direção de João Saraiva. Asim, o grupo já vem trabalhando como um conjunto orgânico de artistas livremente associados desde 2013, quando em parceria com escola de Teatro da UFBA e a Transformação – Projeto Culturais realizou o premiado espetáculo Longa Jornada Noite Adentro com direção de Harildo Déda. Desde então, realizou outros espetáculos como “Volta ao Lar”, “Romeu e Julieta”, “Os Físicos”, “Paco e o Tempo” e “Avesso”, este último vencedor do Prêmio Braském de Teatro na categoria melhor espetáculo infanto-juvenil, em 2017. O Cooxia também vem se debruçando em projetos de formação.
SOBRE A ESCOLA DE TEATRO DA UFBA – Primeira escola superior de teatro do Brasil, a Escola de Teatro da UFBA tem papel fundamental na história das Artes Cênicas produzidas na Bahia, e no Brasil. Atualmente contando com cerca de 400 estudantes em seus 03 cursos de graduação – licenciatura em teatro, e bacharelados em interpretação teatral e direção teatral – e no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, ela segue como a principal instituição voltada para formação de artistas de teatro no estado.