- Este evento já passou.
Intermedialidades sonoras no cinema latino americano
25 - julho - 2017 | 19:00 - 27 - julho - 2017 | 21:00
Evento Navegação
Facilitado pela professora doutora Ana M. López, da Universidade de Tulane (Nova Orleans, Estados Unidos), o minicurso “Intermedialidades sonoras no cinema latino americano” acontece entre os dias 25 e 27 de julho na sala 10 da Faculdade de Comunicação da UFBA, Campus de Ondina. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link: http://bit.ly/MinicursoLopez
Este minicurso visa esclarecer as complexas relações intermediais entre rádio e cinema, começando com as essenciais primeiras décadas da era sonora e argumentando que os historiadores do cinema ignoraram ou deturparam as sinergias entre essas duas mídias. As sessões um e dois tratam de explorar o impacto da dinâmica auditiva que emerge de tais práticas intermédias sobre a criação e estabilização do público como “ouvintes”, e analisa as práticas textuais específicas dos filmes-chave do período. A terceira sessão se debruça sobre o século 21 para explorar como o componente radiofônico continua a emergir nas práticas cinematográficas contemporâneas na região latino-americana, muitas vezes ao lado de outras nostalgias sonoras associadas à cinefilia em geral.
A professora Ana M. López é Vice-Reitora para Assuntos Docentes e Diretora do Instituto de Estudos Cubanos e Caribenhos da Universidade de Tulane. É professora do Departamento de Comunicação e pesquisa estudos da cultura e cinema latino americanos. Atualmente seu trabalho está focado no cinema sonoro inicial na América Latina e a imaginação radiofônica.
A atividade é promovida pelo Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA, o minicurso faz parte de uma série de ações do LAF que apresentam pesquisas com foco nas articulações entre cinema e música na América Latina.
PROGRAMA DO MINICURSO
- Cronologias Assimétricas do Rádio e do Início do Cinema Latino Americano: Musicalidade e Perfomance: Idolos de la radio(Eduardo Moreira, 1934, Argentina) e Mañana me suicido (Carlos Schlieper, 1942, Argentina).
- O Rádio Como Motor Narrativo Melodramático: Cuando los hijos se van (Juan Bustillo Oro, 1942, México) e O Ébrio (Gilda Abreu, 1946, Brasil)
- Intermedialides Radiofônicas, Sonoras e Cinéfilas no Século XXI: La antena (Esteban Sapir, 2007, Argentina), O signo da cidade (Carlos Alberto Ricelli, 2007, Brasil), La vida útil (2010, Federico Veiroj, Uruguai), Rosa la china (Valeria Sarmiento, Chile-Cuba, 2002)
SOBRE ANA M. LÓPEZ
Ana M. López é Vice-Reitora para Assuntos Docentes e Diretora do Instituto de Estudos Cubanos e do Caribenhos da Universidade de Tulane. É professora do Departamento de Comunicação e ensina estudos culturais e cinema. Obteve seu mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade de Iowa. Sua pesquisa é focada em estudos da cultura e cinema latino americanos. Ela atualmente está trabalhando no cinema sonoro inicial na América Latina e a imaginação radiofônica, co-editando The Routledge Companion to Latin American Cinema (a ser lançado ainda em 2017) e é editora do periódico Studies in Spanish and Latin American Cinemas. Suas publicações mais recentes são o dossiê especial do Cinema Journal com o título: “Latin American Film Research in the Twenty-First Century” (2014) e o capítulo “A Poetics of the Trace” na coleção New Documentaries in Latin America (Palgrave, 2014). Ela também é autora de uma coletânea de ensaios intitulada Hollywood, Nuestra América y los Latinos(Ediciones Unión, 2012) e co-editora em três coletâneas de ensaios sobre cinema latino americano. Ela publicou mais de três dúzias de artigos e capítulos de livros, incluindo o premiado “Early Cinema and Modernity in Latin America” publicado no Cinema Journal.