- Este evento já passou.
Jerónimo Pizarro revisita Fernando Pessoa na Reitoria da UFBA
3 - junho - 2015 | 18:00 - 20:00
Evento Navegação
“Um Fernando Pessoa Revisitado” é o título da palestra que pesquisador colombiano Jerónimo Pizarro proferirá na próxima quarta-feira, dia 03 de Junho, às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Pizarro vem se dedicando a reacender os estudos sobre a obra do poeta português Fernando Pessoa, o que já o qualifica como uma das maiores autoridades atuais na obra de Pessoa, lidera uma equipe de jovens pesquisadores responsáveis pelas recentes descobertas nos arquivos de 30 mil documentos do espólio do poeta, em Lisboa.
Jerónimo Pizarro é Professor da Universidad de los Andes, em Bogotá, Titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, já contribuiu com oito volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desasocego. Em 2010 a D. Quixote publicou A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, livro que preparou com Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, depois dos três coordenarem a digitalização dessa biblioteca com o apoio da Casa Fernando Pessoa: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/bdigital/index/index.htm
Em 2011 a Legenda publicou o livro Portuguese Modernisms in Literature and the Visual Arts, co-organizado com Steffen Dix, com quem já tinha co-editado, em 2008, um número especial da revista Portuguese Studies, e em 2007, um livro de ensaios, A Arca de Pessoa. Actualmente, Pizarro é o Coordenador de duas novas séries da Ática (1. Fernando Pessoa | Obras; 2. Fernando Pessoa | Ensaística). Em 2013, assumiu funções de comissário da presença portuguesa na FILBo – Feira do Livro de Bogotá (Colômbia) e foi distinguido com o Prémio Eduardo Lourenço. Em abril do mesmo ano, foi agraciado pelo presidente da República com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.