Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

JORNADA ROBERTO BOLAÑO 70 ANOS

25 - maio - 2023 | 14:00 - 19:00

JORNADA

JORNADA ROBERTO BOLAÑO 70 ANOS

Data: 25 de maio de 2023 (25/05), quinta-feira, das 14h às 19h.
Local: YouTube do Nelap: https://youtube.com/c/NELAPUFMG
Lançamento do livro “O projeto literário de Roberto Bolaño: Estética do fracasso” | 25/05 às 18h | https://www.youtube.com/live/oxd9Rc7-0Co?feature=share

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ABERTAS
* As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio e haverá́ emissão de certificado para quem assinar a lista de presença.
Link para formulário de inscrições: https://forms.gle/bKQLQGRjGZxxDQWNA

JORNADA ROBERTO BOLAÑO 70 ANOS

O Instituto de Letras da UFBA e o NELAP – Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas – realizam, no dia 25 de maio, a Jornada Roberto Bolaño 70 anos, em formato on-line, com inscrições gratuitas.

Roberto Bolaño, aclamado autor latino-americano (1953-2003), completaria 70 anos de nascimento em 2023, ano em que também rememoramos os 20 anos de sua ausência. Considerado um dos maiores autores latino-americanos das últimas décadas, Roberto Bolaño alterou a literatura latino-americana e mundial e, sem ter perdido a ternura, gritou a violência que acometeu nossas terras no século XX. Em tempos tão desafiadores como os atuais, rememorar a obra de Roberto Bolaño é, também, uma proposta de encontro com os ecos do passado, em busca de caminhos mais éticos para a literatura e a vida. Em virtude dessa data tão significativa, a Jornada Roberto Bolaño 70 anos propõe reunir pesquisadores, autores literários, editores e acadêmicos de diferentes universidades (U. Cornell, USP, UFMG e UFBA) para debater a obra e a vida do autor.

Serão três mesas, promovendo encontros entre pesquisadores e autores, com destaque para Edmundo Paz Soldán, da U. Cornell, premiado autor literário e co-editor da obra referência Bolaño Salvaje, Laura Hosiasson, Sara Rojo, Antônio Marcos Pereira e Júlia Morena Costa, que lançará o livro O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso, na ocasião.

A transmissão será via YouTube, com link enviado para os inscritos antes de cada encontro e disponibilizados abaixo. A Jornada Roberto Bolaño 70 anos é coordenada pelas professoras Júlia Morena Costa, da UFBA, e Sara Rojo, da UFMG, e é realizado pelo NELAP/UFMG, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult/UFBA).

LINK MESAS

Mesa 1 – 14h: Edmundo Paz Soldán (U. Cornell) e Laura Janina Hosiasson (USP). Mediação: Jorge Hernán Yerro (UFBA)
LINK: https://www.youtube.com/live/NAL8-6P4BCA?feature=share

Mesa 2 – 16h: Sara Rojo (UFMG) e Antônio Marcos Pereira (UFBA). Mediação: Assis Benevenuto (UFMG)
LINK: https://www.youtube.com/live/R0aRSKkWMKg?feature=share

Mesa 3 – 18h: Júlia Morena Costa (UFBA) e Sara Rojo (UFMG) – O projeto Literário de Roberto Bolaño: Estética do fracasso
LINK: https://www.youtube.com/live/oxd9Rc7-0Co?feature=share

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 25/05

Mesa 1 – 14h. Edmundo Paz Soldán (U. Cornell) e Laura Janina Hosiasson (USP). Mediação: Jorge Hernán Yerro (UFBA)
Edmundo Paz Soldán
Premiado autor colombiano, é professor de Literatura Latino-americana na U. Cornell (EUA), co-editor de Bolaño Salvaje e autor de, entre outros, Se habla español: Voces latinas en U.S.A., O delírio de Turing e La mirada de las plantas.
Laura Janina Hosiasson
Professora de Literatura Hispano-americana na USP, pesquisa nos campos da literatura hispano-americana do século XX e as relações entre literatura e história, com destaque para a literatura chilena.
Elisa Amorim Vieira
Professora de Literatura na UFMG, se dedica aos estudos das relações que a literatura estabelece com a história e a memória cultural, assim como com outras artes e mídias da literatura. E é autora de, entre outros livros, “Literatura, outras Artes e Violência nas Américas (2019)”.

Mesa 2 – 16h. Sara Rojo (UFMG) e Antônio Marcos Pereira (UFBA). Mediação: Assis Benevenuto (UFMG)
Sara Rojo
Bolsista produtividade do Cnpq e professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de Estudos Latino-Americanos, Crítica e Direção Teatral. Diretora do grupo de teatro Mulheres Míticas. Seu projeto de pesquisa atual propõe a experimentação das obras de Roberto Bolaño na linguagem teatral.
Antônio Marcos Pereira
É professor de Literatura na UFBA e co-organizou a coletânea Toda a orfandade do mundo: Escritos sobre Roberto Bolaño (Relicário, 2016; 2a. Edição 2023).
Assis Benevenuto
Dramaturgo, diretor, ator, poeta e tradutor. Integra o Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum e coordena a editora Javali. Também é doutorando em Estudos Literários na UFMG.

Mesa 3 – 18h. Júlia Morena Costa (UFBA) e Sara Rojo (UFMG)
Júlia Morena Costa
Professora de Literaturas Hispânicas da UFBA e autora do livro O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso. Pesquisa, principalmente, as relações entre literatura e questões históricas, sociais e políticas no âmbito da América Latina.

Detalhes

Data:
25 - maio - 2023
Hora:
14:00 - 19:00
Website:
https://youtube.com/c/NELAPUFMG

Organizador

Instituto de Letras (ILUFBA)
Telefone:
32836209
Email:
letras@ufba.br
Website:
http://www.letras.ufba.br/

Local

Online
Brasil + Google Map