Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro Paisagens interiores, de Décio Torres Cruz

22 - novembro - 2021 | 19:00 - 21:00

capa2

No dia 22 de novembro, às 19h, o escritor e professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, do Instituto de Letras da UFBA, Décio Torres Cruz estará lançando seu livro de poesia Paisagens interiores pela Editora Patuá. O evento será realizado online pelo link https://streamyard.com/pg6dppiarj, no canal da editora no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=QUYIBD7c1Fg e no Facebook da editora: https://www.facebook.com/editorapatua.

Além do autor, esta live contará com a participação do editor Eduardo Lacerda, do escritor Aleilton Fonseca e do tradutor Daniel Fonnesu que está traduzindo o livro para o italiano. Serão apresentadas gravações de leituras de alguns poemas do livro feitas por atores, atrizes e cantoras baianas (Aldri Anunciação, Emanuelle Araújo, Frank Menezes, Lúcio Tranchesi, Márcia Andrade, Ricardo Bittencourt e Rita Assemany e Sylvia Patrícia).
O livro convida o leitor a passear por distintos estados da alma em cenários do Brasil e do exterior através de poemas envolventes e instigantes, belas fotos do próprio autor e ilustrações do artista plástico Luiz Ramos. Com bastante engenho, o poeta aborda cenas cotidianas através de temas tão variados como a passagem do tempo, viagens, encontros, desencontros e despedidas, memória, lembranças e esquecimento, música e silêncio, ritos e mitos, amor e paixão, solidão e desejo, a multiplicidade do ser e a busca pelo outro, além de brincar com a tradição literária clássica e contemporânea e com o próprio fazer artístico.
No texto de apresentação do livro, o escritor Aleilton Fonseca, membro da Academia de Letras da Bahia, escreve: “Paisagens interiores reúne uma poesia de tonalidade plástica e musical. Décio Torres Cruz revela-se um poeta consumado, cuja experiência e intimidade com as palavras modelam a sua dicção de forma densa e original. O título demonstra a consciência do autor acerca dos temas e do material que modela e transfigura. A sua memória não é constituída apenas dos fatos, mas também das paisagens que os emolduram como entorno e matéria. Sua poesia é uma entidade que se constitui no mundo das ideias, da linguagem, das formas, das epifanias. Líricos, narrativos ou teóricos, seus poemas não são meras descrições do real, mas sim recriações subjetivas, como traços de uma pintura poética e musical. […] Ao ler/ver/ouvir estes poemas, o leitor terá a sua recompensa: é uma poesia que nos transporta àquelas paisagens interiores que todos recordamos e trazemos de volta ao coração.”
Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário, poeta, professor universitário e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Ufba. Sob o patrocínio da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York em Buffalo, EUA. Cursou Mestrado em Teoria da Literatura, Especialização em Tradução e Bacharelado em Letras/Língua Estrangeira na Universidade Federal da Bahia. Fez pesquisa pós-doutoral sobre as adaptações de Shakespeare para o cinema na Leeds Metropolitan University, Inglaterra, patrocinado pelo CNPq.

O autor escreveu vários livros teóricos, sendo que dois deles foram publicados em inglês na Inglaterra, Estados Unidos e Holanda e se encontram espalhados em diversas livrarias e bibliotecas dos cinco continentes: The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction: The Case of Manuel Puig [O romance cinemático e a ficção pop pós-moderna: o caso de Manuel Puig] (John Benjamins, 2019) foi selecionado para fazer parte da série da Fédération Internationale des Langues et Littératures Modernes (FILLM) da Unesco; e Postmodern Metanarratives: Blade Runner and literature in the age of image [Metanarrativas pós-modernas: Blade Runner e literatura na era da imagem] (Palgrave Macmillan, 2014) é citado em alguns artigos da Wikipedia em inglês e em alemão e foi adotado como leitura básica de um curso de escrita de roteiro no País de Gales. No Brasil, publicou Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa (Edufba, 2016) e O pop: literatura, mídia & outras artes (Quarteto/Uneb, 2003; 2013) que são usados em programas de graduação e pós-graduação de algumas universidades.
Além desses, publicou vários livros didáticos de inglês que também foram adotados em diversas universidades brasileiras e como referência para concursos públicos: English Online: Inglês instrumental para informática (Disal, 2013); Idea Factory: 100 Games and Fun Activities for your English Classes (Edufba, 2012; 2013); Inglês para Administração e Economia (Disal, 2007); Inglês para Turismo e Hotelaria (Disal, 2005); e Inglês.com.textos para informática (Disal, 2003).

Publicou, ainda, poemas no jornal The Buffalo News (EUA, 1995) e nas coletâneas A nova poesia brasileira (Shogun, 1985) e Valores literários do Brasil II (Ed. Brasília, 1986), além de contos, traduções e diversos artigos e capítulos de livros em português e em inglês nas áreas de cinema e literatura, estudos culturais, tradução, linguística aplicada e ensino.
O autor está produzindo um livro de contos intitulado Histórias roubadas, com previsão de lançamento para o próximo ano.

Paisagens interiores já está com a tradução para o italiano em andamento e será publicado na Itália pela editora WE.

No site da editora https://www.editorapatua.com.br/produto/255413/paisagens-interiores-de-decio-torres-cruz os interessados poderão ler quatro poemas do livro e também fazerem a sua encomenda. Para quem preferir o livro autografado, poderá encomendar diretamente do autor através do email deciotc@ufba.br. Em Salvador, o livro também pode ser encontrado nas livrarias Escariz do Shopping Barra, na livraria Caramurê na Pituba e na livraria LDM na Flipelô e no Shopping Paseo.

Além desta live de lançamento, o autor será entrevistado pelo escritor Luiz Eudes no canal Café com Prosa, no youtube no dia 24 de novembro e no dia 25 de novembro, às 19h haverá um lançamento presencial no restaurante Engenho Velho, em Alagoinhas.
O que estão comentando nas redes sobre o livro:

Sobre o poema “O Outro”, um dos quatro disponíveis na página do autor no site da editora, a Professora Rubelise da Cunha do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande e Coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses escreveu: “Lindo poema! Décio me transportou a um momento específico que tive em uma estação de trem. Muito impactante mesmo!” Já Vânia Cairo, inspetora escolar e professora de literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia, comentou: “O título do livro é instigante. Seus poemas me deixaram em estado de graça! Li e reli saboreando cada palavra.” A poeta Simone Bacelar postou o seguinte comentário no Facebook: “Paisagens interiores não é apenas um livro de poesia, é uma declaração de amor ao leitor desse gênero. Há muito tempo não leio um livro tão denso. Que livro, senhoras e senhores! Estou impactada e feliz em ver um livro de poesia com essa qualidade na escrita e na concepção”. E a escritora e crítica literária Gerana Damulakis escreveu: “Terminei o “Prelúdio”. Tenho uma mania de dobrar a pontinha da página onde encontro preciosidades. Pois bem, a leitura deste livro está parecendo coisa de doida, quase todas as páginas com as pontinhas dobradas! E há dois poemas que me fizeram chorar; um deles pediu mais leituras e mais lágrimas.”
Ficha Técnica:
Evento: Lançamento de livro
Título: Paisagens interiores
Editora: Patuá
Preço: R$45,00
Contato da editora: https://www.editorapatua.com.br/produto/255413/paisagens-interiores-de-decio-torres-cruz

Detalhes

Data:
22 - novembro - 2021
Hora:
19:00 - 21:00