Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro “YORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”,

2 - junho - 2017 | 16:30 - 19:30

convite

O livroYORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”, escrito por Márcio de Jagun, será lançado no dia 02/06, das 16:30hs às 19:30hs, na Sala Caribé no Museu Afro Brasileiro da UFBA (Mafro) – Largo do Terreiro de Jesus, s/n, Faculdade de Medicina da Bahia, Centro Histórico, em Salvador. Essa é a primeira obra que registra no idioma português as expressões do linguajar popular e religioso de Candomblé de origem ioruba. O evento faz parte do ciclo comemorativo dos 35 anos de fundação do Mafro, como fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto Orí e a Editora Litteris.

O organizado em 50 capítulos que separam as palavras por assuntos, o livro traz explicações filosóficas e teológicas do culto aos deuses africanos de etnia ioruba. Temas como ervas rituais, divindades, saudações, elementos da natureza, são tratados de forma didática, facilitando a pesquisa dos leitores.

A cosmovisão dos iorubas, assim como sua relação com a natureza, sua compreensão de Deus e do livre arbítrio, são trazidas em cerca de 1.300 páginas e mais de 10 mil verbetes, disponibilizados em Ioruba/Português e em Português/Ioruba.

Este trabalho de pesquisa desenvolvido por aproximadamente de 3 anos, pretende fundamentar o requerimento feito junto ao IPHAN para inclusão do idioma ioruba no INDL (Inventário Nacional de Diversidade Linguística) e ainda de justificar, junto à UERJ, a criação da primeira faculdade brasileira de licenciatura em Português-Ioruba.

O livro ainda foi considerado como um importante elemento para compreensão da formação cultural brasileira, para o combate à intolerância religiosa e para implementação da Lei 10.639/03 (que trata do ensino da história, da cultura afro brasileira e africana nas escolas).

 

Sobre o autor

Márcio de Jagun é Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Àiyé Ọbalúwáiyé (descendente da Casa de Oxumarê-BA), advogado, professor, escritor, consultor do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ), tendo ministrado diversos cursos sobre cultura, religiosidade e idioma ioruba no Centro de Produções da UERJ (CEPUERJ/UERJ). É conferencista, articulista e autor dos seguintes livros: Orí – a Cabeça como Divindade; Ewé – a Chave do Portal; e Candomblé: Casa de Santo, Casa da Gente. No ano de 2000, começou a militar no combate à intolerância religiosa e contra o clientelismo religioso, atuação que mantém até hoje. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Mídia Afro – ANMA, no ano de 2013. Ainda em 2013, foi convidado para as discussões de elaboração do Plano Curricular de Ensino Afro-Religioso da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Detalhes

Data:
2 - junho - 2017
Hora:
16:30 - 19:30

Local

Array + Google Map