- Este evento já passou.
Lançamento do relatório Migração e saúde
17 - dezembro - 2018 | 17:00
Evento Navegação
Um importante relatório sobre os nexos entre migrações e saúde pública, que um grupo liderado por 20 pesquisadores de 13 países lança oficialmente neste sábado, 8 de dezembro, na Conferência Intergovernamental da ONU para adotar o “Pacto Global para uma migração segura, ordenada e regular”, em Marraquexe (Marrocos). Liderada pelo University College de Londres e pelo prestigioso periódico científico da área de saúde “The Lancet”, a Comissão UCL-Lancet conta com a participação de um único pesquisador brasileiro, o professor aposentado da UFBA Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).
Maurício Barreto irá conduzir, no dia 17 de dezembro (segunda-feira), às 17h, na Reitoria da UFBA, o evento de lançamento do relatório no Brasil, que terá a participação do reitor João Carlos Salles, do presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Jailson Andrade, da assessora de comunicação e divulgação científica da UFBA, Mariluce Moura, e das pesquisadoras do Cidacs Júlia Pescarini e Dandara Ramos.
O relatório aponta que 1 bilhão de pessoas migraram, em todo o mundo, somente no ano de 2018. Ao contrário do que afirmam os populismos contemporâneos ancorados em preconceitos de todo tipo, em especial na xenofobia e no racismo, os pesquisadores mostram que os migrantes ajudam a economia a florescer, e a renda, a se distribuir.