- Este evento já passou.
MAE convida para palestra Bricolagem Museológica
27 - março - 2015 | 10:00 - 13:00
Evento Navegação
O Museu de Etnologia e Arqueologia (MAE) da UFBA convida para a oficina “Bricolagem Museológica: uma proposta para o MAE/UFBA”, que será ministrada pelo professor Francisco Guimarães na próxima sexta-feira (27/03), às 10h. O evento é parte da série “Conversas Museo(lógicas)”, promovida pelo Museu.
A oficina tem como objetivo “ver o MAE pela ótica do ‘museu vivo’, onde o educar seja a sua preocupação central”, proposta a ser levada a cabo através de uma articulação entre professores\pesquisadores de diferentes cursos na UFBA e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A ideia é sensibilizar e conscientizar o público em relação à lei 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e prevê a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Nessa perspectiva, o projeto busca incorporar um modo de investigação baseado na técnica de bricolagem, apresentando diferentes pontos de vista e provocações em suas exposições.
Francisco Guimarães é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA e Mestre em Educação pela mesma universidade. Foi técnico em Indigenismo pela Fundação Nacional do Índio- FUNAI, tendo atuado junto aos povos indígenas Ticuna, no Amazonas e Guajajara, no Maranhão. Desenvolveu trabalhos de assessoria junto ao Museu Emílio Goeldi, no Pará e o Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro. Integrou a diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ/BA), atuando junto aos povos indígenas na Bahia e desenvolvendo em escolas públicas e particulares da Educação Básica o projeto Recontando a História do Índio no Brasil. Atualmente, é professor assistente da UNEB.
O MAE fica localizado na Faculdade de Medicina da UFBA, no Terreiro de Jesus – Pelourinho. Contatos: 71 3283-5533/mae@ufba.br