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Projeto “Educação e Ciências” da UFBA debate “Movimento Negro, Ações Afirmativas e Universidade” com Nilma Lino

26 - novembro - 2020 | 18:30 - 21:00

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Nilma Lino Gomes, Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG, é a convidado desta semana para o recém criado projeto “Educação e Ciências”, vinculado à disciplina “Tópicos em Ensino, Filosofia e História das Ciências” do Programa de Pós-graduação em Imunologia (PPGIM-ICS-UFBA). O evento será na próxima quinta-feira (26), das 18h30 às 21h00, no canal “Educação e Ciências” no YouTube.

A coordenadora do projeto, Deise Vilas Bôas (Departamento de Biomorfologia – ICS/UFBA), ressalta a importância e pertinência deste debate atravessando o “Novembro Negro”, incluindo a celebração do Dia da Consciência Negra, e destaca a importância desse debate acontecer dentro da UFBA na presença de uma personalidade de tamanha referência no cenário nacional e internacional.

“É muito especial trazer para este momento a Nilma Lino, uma sumidade em relações étnico-raciais e Educação. Sem dúvidas, será um dos pontos altos deste projeto.  Além de pesquisadora de elevado valor acadêmico e com belíssima trajetória política, ela é uma das maiores ativistas de igualdade racial e de gênero da atualidade. Abordar ações afirmativas a partir da perspectivo do Movimento Negro é a própria vida e verdade da existência de Nilma Lino. Primeira mulher negra no Brasil a ser empossada no cargo de reitora de uma Universidade federal e duas vezes ministra (Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos no governo da presidente Dilma Rousseff), Nilma Lino nos ofertará sem dúvidas uma fala muito qualificada e legítima, ao mesmo tempo acessível a todos pela genuinidade da sua pessoa. Estamos muito honrados e gratos”, destaca Deise.

Continuando, Deise explica as principais bases do projeto “Educação e Ciências” e a importância de produzir conteúdo inter/transdisciplinar em todos os campos e setores da Universidade. “Estamos felizes por propor esses debates de dentro de um Instituto de Ciências da Saúde. Especialmente quando se trata da formação de alunos e professores no Brasil dentro das áreas das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas, o diálogo com as Ciências Humanas, Filosofia, Artes e Letras é ainda na atualidade limitado ou até mesmo ausente. Além disso, o enfoque em Cidadania e Direitos Humanos, fundamental para nortear não apenas as atuações profissionalizantes mas a própria existência da Universidade, muitas vezes não é aplicado nas ações docentes dentro dos processos de ensino-aprendizagem. Em uma abordagem mais contemporânea, tanto na área de Educação quanto em Ciência, todos os caminhos levam à inter/transdisciplinaridade como campo de respostas mais amplas e profundas aos desafios do mundo. E essa rede, esse tecer do conhecimento precisa estar alinhado com a prática de Cidadania e Direitos Humanos, para que as devidas correções históricas sejam realizadas e que absolutamente todos os lugares de atuação e protagonismo sejam ocupados de forma equalitária pelos grupos que foram excluídos pelos saberes hegemônicos das narrativas e da construção do conhecimento, como mulheres, negros, indígenas, LGBTQIs e pessoas com deficiência. É algo de extrema importância expor discentes e docentes das Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências da Terra e Astronomia a intersecções com os conteúdos de Humanidades e Artes para formações mais completas e atuações profissionais mais empáticas. E tudo isso passa inclusive pela descolonização dos currículos, outro objeto de investigação da Profa. Nilma Lino”, pontua Deise.

Finalizando, a coordenadora do projeto ressalta o caráter horizontalizador das conversas entre Universidade e rede básica de Educação pública proposto no Educação e Ciências. “Em menos de três meses de existência, já produzimos um total de dez debates envolvendo articulação não só da UFBA com outras universidades públicas do Brasil (como UESC, UFRJ, UFMG e USP), mas especialmente colocamos na mesma roda de conversa alunos e professores da rede básica e da Universidade. Acreditamos que parte importante da reformulação conceitual da Educação desenvolvida tanto na Universidade quando nas escolas passa necessariamente por esta troca de saberes, com escuta respeitosa, desconstruindo a noção de que o magistério superior tem sempre algo mais importante ou mais definitivo a dizer. Que a última palavra é sempre da Universidade. O ensino fundamental e o ensino médio nos ensinam muito. É uma construção coletiva e de igual importância em termos de contribuição na Educação. Universidade e escola precisam caminhar com autonomia, porém articuladas e apoiadas mutuamente. Fortalecer, respeitar e estar perto da Educação básica é fortalecer a própria Universidade. É da Educação básica que cada um de nossos alunos chega”, afirma Deise.

Nilma Lino Gomes, conferencista da semana para a Live do projeto “Educação e Ciências”, foi reitora   da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e ministra Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR – (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) no governo da presidente Dilma Rousseff. Atualmente, ela é associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da qual foi presidenta.

A mesa debatedora será composta por Anne Bittencourt (mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade – PPGEISU/UFBA); Ednilson Sacramento (Jornalista, ativista e graduando em Produção Cultural – FACOM/UFBA); Marcilene Garcia de Souza (Prof.a. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Salvador e Chefe da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA); Reginaldo Alves (mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – UNEB e membro do Grupo de Pesquisa INTERGESTO na linha de pesquisa “Decolonialidade e Estudos Subalternos”) e Vércio Gonçalves (doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura – PPGLitCult/UFBA e militante pelos coletivos De Transs Pra Frente, Transbatukada e CATS – Coletivo de Artistas Transmasculinos).

 

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Data:
26 - novembro - 2020
Hora:
18:30 - 21:00