- Este evento já passou.
Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas entrega medalhas na Reitoria
12 - agosto - 2017 | 14:00 - 17:00
Evento Navegação
Acontece no próximo sábado (12/08), a partir das 14h, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Como um dos objetivos da OBFEP é divulgar a Ciência, na abertura da solenidade haverá a palestra “Astronomia e o despertar para a Ciência – o Universo para se descobrir” pelo professor Paulo Eduardo de Brito da Universidade de Brasília. Na Cerimônia serão entregues certificados e medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos estudantes premiados, certificados aos professores pelo desempenho de seus alunos, e placas às escolas (Municipal, Estadual e Federal) com melhor desempenho no Estado.
A OBFEP
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), criada em 2010, é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, e que tem a participação de cerca de 500 mil estudantes a cada ano. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB), federais (UFRB, UNIVASF e UFOB) e os Institutos Federais.
A OBFEP visa a valorização da escola pública e a melhoria do ensino e estudo das ciências. De um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola, e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
A OBFEP, voltada para estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental, tem duas etapas com a aplicação de provas teóricas objetivas na 1ª Fase e, na 2ª Fase, provas discursivas téoricas e experimentais. Este projeto, que é desenvolvido anualmente, tem na Bahia além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento/reforço para estudantes de escolas públicas, contando com o apoio da UFBA através de infraestrutura e de monitores do Projeto Permanecer e voluntários. Este ano, o projeto conta com o apoio da FAPESB para a infraestrutura e a realização das Premiações no Estado.
Em 2016, tivemos, em 91 municípios da Bahia, 32 mil estudantes inscritos, ficando o estado em 5º lugar em número de classificados para a 2ª fase, com a aplicação das provas teóricas e experimentais em 41 municípios.
O BRASIL NAS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE FÍSICA
As Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF e OBFEP) selecionam e preparam os estudantes para as duas equipes brasileiras que representam o Brasil na Olimpíada Iberamericana de Física (OIbF), da qual participam países da América Latina mais Portugal e Espanha, e na International Physics Olympiad (IPhO), em que participam 90 paises. Na OIbF, que acontecerá este ano em setembro na Colômbia, o Brasil é o país com maior número de medalhas – em 2016, na 21ª edição no Uruguai, conquistou 2 Medalhas de Ouro e 2 de Prata ficando em 1º lugar por equipe. Na IPhO o Brasil também tem tido bom desempenho – este ano conquistou, na 48ª edição ocorrida na Indonésia em julho, 3 medalhas de ouro e 2 de bronze (www.sbfisica.org.br) .
O resultado final da OBFEP2016 e outras informações podem ser obtidos com a Coordenadora Estadual, a professora do Instituto de Física da UFBA, Maria das Graças Martins pelo e-mail mgracaobf@ufba.br .
Mais informações no site estadual www.obfba.fis.ufba.br ou nacional da OBFEP: www.obfep.org.br.