Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra sobre a influência da radiação do telefone celular na saúde de adultos e crianças

31 - janeiro - 2017 | 14:00 - 16:00

telefones-celulares-que-mais-emitem-radiacao-500x334

O professor Cláudio Enrique Fernández Rodríguez, do Instituto Federal Canoas/RS, realizará palestra sobre a influência da radiação do telefone celular na saúde de crianças e adultos na terça feira (31/01), das 14 às 16 horas, no auditório da Escola Politécnica (auditório da Escola Politécnica da UFBA. R. Prof. Aristides Novis, 2 – Federação, Salvador).

O Prof. Cláudio Enrique Fernández Rodríguez estará em Salvador, entre os dias 31 de março e 03 de fevereiro, quando também vai efetuar medições de radiação dos aparelhos celulares na cidade, com o objetivo de determinar quais deles oferecem menor risco de radiação para o usuário.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto da Profa. Denize Francisca da Silva, pesquisadora do Grupo de Riscos Ambientais Urbanos da Universidade Federal da Bahia (GRAU-UFBA), que investiga a associação epidemiológica entre exposição à radiação não ionizante proveniente do uso de telefone celular/Smartphone e efeitos na saúde de estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Salvador/BA, em parceria com o Instituto de Física da USP.

O evento é aberto ao público. As inscrições deverão ser efetuadas por e-mail para o endereço eletrônico: grau@ufba.br . No pedido de inscrição deverá constar o nome completo, endereço eletrônico, cpf, profissão ou atividade. Não se preenchendo o total de vagas disponíveis poderão ser abertas novas inscrições serão no local, no próprio dia 31, a partir das 13:20h.

Promoção do evento: Grupo de Riscos Ambientais e Urbanos/Escola Politécnica-UFBA Organizadores: Profa. Dra. Denize Francisca da Silva, Prof. Dr. Roberto Guimarães Ms. Juarez Guerreiro.

Sobre a palestra

A segurança no uso de radiofrequências tem sido objeto de debate científico e regulamentações, principalmente desde a difusão da telefonia móvel nos anos 1990. Em 2001 a IARC/OMS (Agencia internacional de pesquisa no câncer) classificou as radiações dos telefones celulares como “possivelmente cancerígenas”. Isto, porém, ainda não se refletiu em nenhuma mudança nas regulamentações e recomendações de segurança. Os organismos que produzem essas recomendações continuam considerando apenas os efeitos associados com o aquecimento. Além disto, o perfil dos usuários tem mudado desde que as normas foram estabelecidas, recentemente tem sido publicado importantes resultados que indicam a necessidade de uma classificação de maior risco. Na palestra, será feita uma revisão atualizada do tópico e serão apresentados resultados que demostram que a exposição de adultos e crianças é diferente. Ao final haverá espaço para debates.

Detalhes

Data:
31 - janeiro - 2017
Hora:
14:00 - 16:00

Organizador

Grupo de Riscos Ambientais e Urbanos/Escola Politécnica-UFBA

Local

Array + Google Map