Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Podcast Axé das Plantas – Cura do Corpo e da Alma

4 - julho | 08:00 - 17:00

axe das plantas

PODCAST AXÉ DAS PLANTAS – CURA DO CORPO E DA ALMA FAZ UM DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Com lançamento em 04 de julho de 2024, traz as propriedades medicinais de plantas usadas por religiões afrobrasileiras e povos indígenas

Entrelaçar ciências da saúde, ciências sociais com as epistemologias dos povos de terreiro, povos indígenas e saberes afrodiaspóricos traduz o que será a primeira temporada do Axé das Plantas – Cura do Corpo e da Alma, podcast com cinco episódios, onde vamos falar das propriedades medicinais da Oriri, Quioiô, Umburana de Cheiro, Teteregun e Folha da Costa, plantas usadas como medicamentos fitoterápicos no jarê, na umbanda, nas comunidades indígenas e no candomblé, em suas diferentes formas: infusões, extratos, óleos essenciais, pomadas e banhos. Com o 1º episódio lançado em 04 de julho de 2024 nas principais plataformas de áudio (spotfy, deezer, youtube), o podcast é apresentado por dois doutores/pesquisadores negros, Victor Diogenes Silva, pesquisador em neurofarmacologia, e Vagner Rocha, doutor em estudos étnicos e africanos, e tem produção da Universidade Federal da Bahia em parceria com o podcast Viagem Gastronômica com Dr. Dendê e com apoio financeiro do Instituto Serrapilheira, através do programa Camp Serrapilheira 2023: Podcasts.  Mais informações nas redes sociais (@axedasplantas e https://web.facebook.com/profile.php?id=61559562251174).

Com lançamento quinzenal, cada episódio será focado em uma planta, trazendo os conhecimentos e experiências dos seus usos medicinais por sacerdotes e sacerdotisas, benzedeiras, pesquisadores da UFBA e coletores indígenas de ervas medicinais. O podcast busca fazer um diálogo entre universidade e comunidades tradicionais, ciência moderna e saberes tradicionais de matrizes africanas e indígenas, reafirmando que essa troca de conhecimentos de várias áreas do saber só amplia e fortalece as pesquisas nas universidades e institutos e para todas as pessoas envolvidas. Sendo as ervas o fio condutor, também serão tratados outros temas, como: oralidade, ancestralidade, meio-ambiente, intolerância religiosa, racismo científico, povos originários, questões de saúde pública e saberes populares.

No 1º episódio a ser lançado em 04 de julho de 2024, vamos tratar do Oriri ou Alfavaquinha de Cobra ou Coração de Vidro, entre outros nomes populares encontrados em nossa pesquisa.  Planta nativa das Américas do Sul e do Norte, mas atualmente distribuída em regiões tropicais das Américas, África e Ásia, o nome científico da oriri é Peperomia pellucida, e possui potentes compostos com ações anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e antimicrobianas. Neste episódio, os ouvintes terão a oportunidade de conhecer Dona Judite, uma senhora de 90 anos, e seu neto Getúlio, moradores do Quilombo Remanso, que fica na Chapada Diamantina; Pai Pote, babalorixá e importante liderança religiosa do Recôncavo Baiano, do Terreiro Ilê Axé Oju Onirê, em Santo Amaro da Purificação; Dr. Ygor Jessé, negro e quilombola, Professor da Faculdade de Farmácia na UFBA, que está à frente do Laboratório Farmácia da Terra (FARTERRA) e do Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais (LPPN); a Ẹ̀gbọ́mi Vovó Cici de Oxalá; e Pai Valmir, sacerdote do Terreiro Ilê Axé Lajuomin, que fica no Engenho Velho da Federação.

Para promover o encontro de Victor Diogenes Silva e de Vagner Rocha, dois doutores negros, com sacerdotes, sacerdotisas, lideranças quilombolas e indígenas, e outros pesquisadores da Academia, o projeto realizou gravações por Salvador, nas cidades de Cachoeira e Santo Amaro da Purificação [no Recôncavo Baiano], no Quilombo Remanso, no Território Indígena Payayá e na cidade de Boa Vista do Tupim [na Chapada Diamantina], e na Foz do Imbassaí. Foram 13 entrevistados: Dona Dalva Damiana, Dona Judite e seu neto Getúlio do Quilombo Remanso, Vovó Cici de Oxalá; Pai Pote do Ilê Axé Oju Onirê; Do Terreiro Guarani de Oxóssi: Mãe Márcia, Mama e Pai Carlinhos; Babalaxé Valmir Rocha do Lajuomin, Yá Rosana do Templo Tular, Otto Payayá, e os Professores Eudes Velozo e Ygor Jessé.

Vagner Rocha é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, mestre em Cultura e Sociedade, especialista em Gestão Cultural e graduado em Produção Cultural. Para ele, “Embora eu nunca tenha me afastado das minhas raízes, o Axé das Plantas me aproximou ainda mais da minha ancestralidade. E dividir a experiência de produzir um podcast sobre ciência com o prof. Victor Diogenes Silva e toda equipe foi um desafio que reafirmou em mim a certeza de que a Academia precisa aprender cada vez mais com as comunidades tradicionais e há muitos caminhos para a cura do corpo e da alma”.

O podcast foi pensado a partir do projeto multidisciplinar “Neurofarmacologia de terreiro: estudo interdisciplinar para o desenvolvimento de fitoterápicos neuroprotetores aplicáveis no acidente vascular cerebral”, financiado pela FAPESB, que está sendo coordenado na UFBA pelo pesquisador Dr. Victor Diogenes Amaral da Silva, médico veterinário, mestre e Doutor em Ciência Animal nos Trópicos também pela UFBA e Pós-doutor em Neurofarmacologia pelas Universidades de La Habana – Cuba e University of Portsmouth – Reino Unido. Para Victor, “Produzir o Axé das Plantas tem sido uma experiência múltipla, que me reconecta ao passado ancestral e que por outro lado impulsiona o que há de novo na minha carreira profissional. Sempre tive forte atuação no ensino e pesquisa. Dentro das quatro paredes do laboratório, eu sentia falta de dialogar com a comunidade, justamente por já entender a importância desta troca tão enriquecedora que este podcast agora nos traz”.

 

Equipe Técnica:

Apresentação: Victor Diogenes Silva e Vagner Rocha

Direção: Jazz da Silva

Roteiro: Marconi Bispo (episódios 1 e 2), Mônica Santana (episódios 3, 4 ,e 5)

Edição: Danielle Freire

Produção e Assessoria de Imprensa: Jean Cardoso

Social Mídia e Editor de Vídeo: Romeran Ribeiro

Design e Identidade Visual: Davi Barreto

Captação de áudio: Léo Conceição, Omibulu, Tainã Pacheco e Uilami Dejan

Assessoria Científica: Deise Vilas Boas, Márcia Silva, Ravena Nascimento, Clarissa Schitine, Suzana Braga, Rafael Short, Florisvaldo Ramos, Lucas Oliveira, Mariana Pepe e Victor Diogenes Silva

Mentores do Instituto Serrapilheira: Sarah Azoubel e Theo Ruprecht

Estúdio de Gravação: Argumento 3

Sonoplastia: freesound.org

 

Detalhes

Data:
4 - julho
Hora:
08:00 - 17:00