- Este evento já passou.
Saramago: os seus nomes – Nos Bastidores do Livro
8 - julho - 2022 | 14:00 - 16:00
Evento Navegação
Único autor de língua portuguesa a receber o prêmio Nobel, o escritor português José Saramago deixou tesouros como Ensaio sobre a cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e O ano da morte de Ricardo Reis. Em 2022, celebra-se o centenário de nascimento desse homem que começou como serralheiro mecânico, tornou-se funcionário público, editor e, por fim, escritor – ofício que foi levado a outro patamar por suas mãos.
Este álbum biográfico sem precedentes, dividido em quatro perspectivas – espaços/lugares, leituras/sentidos, escritas/criações e laços/pessoas –, traz a vida de José Saramago ao entrelaçar mais de duzentos nomes, entre cidades, marcos históricos, amigos, personagens. Lanzarote, Brasil, Blimunda, Deus, Judas, Fernando Pessoa, Marx, Jorge Amado, Pilar, todos estes relembrados por imagens do acervo da Fundação Saramago e registros em livros.
Em um primoroso trabalho de pesquisa, Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel apresentam ao mundo um novo José: suas inspirações e seus discípulos, os cenários que compuseram sua trajetória e sua relação amalgamada com o ser humano. Tudo, portanto, o que levou José a tornar-se Saramago.
Para conversar sobre os caminhos e desafios que levaram à obra – que será oficialmente lançada no Brasil em Salvador, no dia 08 de julho, às 17h, na Casa do Rio Vermelho (ver mais abaixo) – , a Assessoria de Comunicação da UFBA, em parceria com a Escola de Belas Artes e a Edufba, convida os autores Ricardo Viel e Alejandro García Schnetzer, em um evento direcionado a profissionais e estudantes das áreas de design, fotografia, jornalismo e literatura.
Alejandro García Schnetzer (Buenos Aires, 1974)
Graduado em Edição pela Universidade de Buenos Aires e de Barcelona. Desde 2000, publica os seus trabalhos como autor, tradutor e diretor de coleções. Concebeu e desenvolveu obras difundidas internacionalmente de autores como Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Juan Gelman, Clarice Lispector, Pablo Neruda e Alejandra Pizarnik, entre outros. De José Saramago editou os álbuns O Silêncio da Água (2010), O Lagarto (2016) e Uma Luz Inesperada (2022).
Ricardo Viel (São Paulo, 1980)
Jornalista, mestre pela Universidade de Salamanca, colabora com diversas publicações brasileiras entre elas a revista Piauí e os jornais O Globo e Valor Econômico. Trabalha desde 2013 na Fundação José Saramago, onde exerce o cargo de direitor de comunicação. Foi um dos organizadores do livro Com o mar por meio — uma amizade em cartas (2016), que reúne a correspondência entre José Saramago e Jorge Amado, é autor de Um País Levantado em Alegria — 20 anos do Prémio Nobel de Literatura (2018) e Sobre a ficção: conversa com romancistas (2021).