Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Segunda edição do colóquio consolida salvador no mapa nacional da reflexão sobre fotografia

8 - novembro - 2018 | 14:00 - 9 - novembro - 2018 | 21:00

coloquio-fotografia

A Escola de Belas Artes da UFBA recebe cientistas e artistas visuais brasileiros para discutir estado da arte na pesquisa e criação fotográfica. Durante os dias 08 e 09 de novembro, das 14h às 21h, painéis compostos por comunicações científicas e ensaios artísticos serão apresentados no Salão Nobre da EBA, localizado no Campus Canela da universidade. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes de cada sessão.

Colóquio| dias 08 e 09 de novembro
Salão Nobre da Escola de Belas Artes, das 14h às 21h.
Painéis e Projeções de Trabalhos| de 14h às 18h
Conferências| de 19h às 21h
(Entrada gratuita, mediante distribuição de senhas meia hora antes)
Programação completa: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br

A Comissão Organizadora recebeu 67 inscrições de quase todas as regiões do país. Houve um significativo aumento na quantidade de propostas em comparação com a primeira edição do evento em 2017. O crescimento na participação confirma a maturidade da pesquisa e da criação no campo da fotografia brasileira e reafirma o acerto de se apostar em um evento exclusivamente dedicado à reflexão sobre a linguagem fotográfica. No Brasil, são poucas as iniciativas que promovem o diálogo entre projetos que tomam a fotografia como objeto de estudo, geralmente vinculados a programas de pós-graduação, e os empreendimentos artísticos que a experimentam no plano poético.

O II Colóquio tem por tema a “Fotografia da Política e a Política da Fotografia”. A programação será aberta com uma homenagem ao foto-etnólogo Pierre Verger. Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger conversa sobre o legado do grande mestre. O Painel 1 reúne projetos que atualizam as práticas etnográficas na investigação de grupos sociais e manifestações culturais. Tom Correa (BA), Milton Guran (RJ) e Leonardo Reis (BA) falam da invisibilidade do negro, da identidade brasileira na África Ocidental e do carnaval carioca da década de 70.

No Painel 2, Guilerme Bergamini (MG), Luísa Kiefer (RS) e Rafael Castanheira (DF) trazem trabalhos que dialogam na dimensão poética da fotografia. As palestras discutem a arquitetura política de Brasília, o real, o ficcional e a política nas imagens de Romy Pocztaruk e André Penteado e a representação do Outro nas fotografias de Miguel Rio Branco. Na conferência que encerra o primeiro dia, a pesquisadora Marília Panitz persegue o rastro da imagem fotográfica na arte contemporânea.

O Painel 3 agrupa projetos que lidam com as vinculações geopolíticas da fotografia com o território. Luiz Baltar (RJ), Daniela Moura (SP) e Maíra Gamarra (AL) abordam as injustiças e arbitrariedades do Estado, as representações fotográficas das localidades em rede e a relevância histórico-cultural de se pensar uma fotografia latino-americana. Na última mesa do Colóquio, o Painel 4, os pesquisadores problematizam a fotografia no contexto da construção de identidades. Fernando Cunha (CE) discute o papel político da imagem autobiográfica. Pedro Vieira (BA) pesquisa a linguagem visual e a autorrepresentação da cosmologia ameríndia na obra de Claudia Andujar. Sidney Santana (RJ) indaga o fotodocumentarismo do marginalizado na fotografia de Paz Errázuriz.

A conferência de encerramento cabe ao pesquisador Mariano Klautau (PA). Gestor cultural sediado em Belém, Klautau vai compartilhar sua experiência nas políticas e poéticas da premiação Diário Contemporâneo de Fotografia, um dos mais importantes do país.

Mais informações: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br

 

SOBRE OS CONFERENCISTAS

Marília Panitz

Nasceu em São Leopoldo, RS. Vive e trabalha em Brasília. Mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, pela Universidade de Brasília, trabalha como professora desde 1980. É professora da Secretaria de Educação do DF desde 1983. Ensinou na Universidade de Brasília, pelo convênio SEEDF/FUB entre 1999 e 2011. De 1990 a 1996, dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga. Desde 1994, atua como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições. Em 1997, atuou como assessora dos projetos de artes visuais da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, entre eles o Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal.

Mariano Klautau (PA)

Artista, pesquisador em arte e fotografia e curador independente. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. Professor de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia. Curador do “Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia” realizado no Museu Casa das Onze Janelas e Museu de Arte da UFPa desde 2010. Curador Visitante e consultor de fotografia da Pinacoteca de São Paulo, nos anos de 2016 e 2017, onde realizou a mostra Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca.

SERVIÇO

II COLÓQUIO DE FOTOGRAFIA DA BAHIA

ONDE:

Salão Nobre da Escola de Belas Artes

Rua Araújo Pinho, nº. 212 Canela, CEP: 40110-150
Salvador – Bahia
Instagram: @eba.ufba.br
Facebook: @escoladebelasartesba

http://www.coloquiodefotografia.ufba.br

 

QUANDO:

Dias 08 e 09 de novembro
Painéis e Projeções de Trabalhos| de 14h às 18h
Conferências| de 19h às 21h
(Entrada gratuita, mediante distribuição de senhas meia hora antes)

 

FONTES PARA ENTREVISTAS

Coordenação: José Mamede (71) 9.8890-8389
Curadoria: Alejandra Muñoz (71) 9.91316501
Organização: Célia Aguiar (71) 9.8827-3440

Detalhes

Início:
8 - novembro - 2018 | 14:00
Final:
9 - novembro - 2018 | 21:00