- Este evento já passou.
Série Lunar: Mario Ulloa interpreta Agustín Barrios Mangoré
30 - agosto - 2023 | 19:00 - 21:00
Evento Navegação
Mario Ulloa interpreta Agustín Barrios Mangoré na Série Lunar
Ritmos e melodias da música latino-americana vão dar o tom da noite desta quarta (30), no auditório da ABI
O violonista clássico Mario Ulloa está pronto para abrilhantar mais uma noite de Série Lunar, nesta quarta-feira, 30 de agosto. O artista acumula passagens marcantes pelo auditório da Associação Bahiana de Imprensa, sempre com casa cheia e público participativo nas apresentações. Dessa vez, Ulloa interpretará obras do paraguaio Agustín Barrios Mangoré (1885-1944), aclamado como o maior compositor de todos os tempos para o violão. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Série Lunar é um projeto fruto de parceria entre ABI e Escola de Música da UFBA – Universidade Federal da Bahia, e acontece uma vez ao mês, em noite de lua cheia. Nesta temporada, estão previstas apresentações até o mês de dezembro.
Natural da Costa Rica, Mario Ulloa iniciou ao violão aos quatro anos de idade em uma família de tradição musical. Estudou durante seis anos no Conservatório de Castella e ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica, em San José, em 1985. É professor de violão na Emus há três décadas, nos cursos de graduação e pós-graduação. Por suas contribuições nas áreas de Educação e Cultura, recebeu da Prefeitura de Salvador a Medalha 2 de Julho e da Câmara Municipal de Salvador o título honorífico de Cidadão Soteropolitano.
Ulloa guarda similaridades com o homenageado da apresentação de quarta, o reverenciado Agustin Pío Barrios – também conhecido pelo apelido de Mangoré. Barrios também começou a tocar violão na infância, chegando a fazer uma participação no Orchestra Barrios, composta por membros de sua própria família. “Mangoré morreu em 7 de agosto de 1944. Resolvi fazer esse programa inédito para lembrar o seu legado, ele que é tão especial para toda a comunidade violonística”, explica Mario Ulloa.
Mangoré alternava o violão – mais tarde, seu instrumento principal – com harpa e flauta. Não era incomum vê-lo em concertos com trajes paraguaios tradicionais, uma vez que ele tinha origem guarani.
Segundo o professor, o início de sua carreira foi marcado pela obra de Barrios. “Em 1994, 50 anos depois da morte dele, ganhei o prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, em Assunção, no Paraguai”, conta o artista, reforçando sua antiga admiração pelo trabalho de Mangoré – possivelmente o primeiro violonista gravado no mundo, já em 1913.
A plateia da Série Lunar pode esperar uma noite agraciada por composições a partir de canções populares da América do Sul e da América Central, ponto forte da obra de Mangoré.
SERVIÇO
Mario Ulloa interpreta Agustín Barrios na Série Lunar – Temporada 2023
Quando: 30 de agosto (quarta-feira), às 19h
Onde: Sede da ABI (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar, Auditório Samuel Celestino
Evento gratuito e aberto ao público
Núcleo de Produção e Comunicação
Escola de Música da UFBA – EMUS
https://escolademusica.ufba.br/
https://www.facebook.com/emusufba
https://www.instagram.com/emusufba/
Tel.: (71) 3283-7901