Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Um Remoto Crepúsculo no Futuro ou Miçangas Cênicas de H(arildo) D(éda)

15 - dezembro - 2020 | 20:00 - 21:00

miçangas_03

Novo espetáculo da Cia de Teatro da UFBA realiza homenagem a Harildo Déda

Em meio ao início das celebrações pelos 40 anos de criação da Cia de Teatro da UFBA, sua mais nova produção será uma apresentação cênica híbrida (teatro-audiovisual-web-radionovela) transmitida por mídias digitais. “Um Remoto Crepúsculo no Futuro ou Miçangas Cênicas de H(arildo) D(éda)” foi idealizada por Lau Santos, e faz uma homenagem especial a um dos fundadores da Cia, o ator, diretor e professor Harildo Déda e terá apresentação única hoje, 15 de dezembro, às 20h.

 Em cena, Harildo dá vida a um senhor de 81 anos, que espera, dentro de um teatro vazio, por personagens, espectadores e colegas de cena para iniciar o próximo espetáculo. Lá fora, o racismo e a pandemia do COVID-19 ditam o ritmo de vida das pessoas. As câmeras compartilham, através das plataformas digitais, a solidão desse ator. As personagens e os colegas, algumas vezes, aparecem através de imagens para uma conversa, interagindo com esse ator solitário no palco. E sua única companhia presencial é um músico, que dita o ritmo melódico da encenação.

 A experiência cênica será transmitida diretamente da Casa Preta para os canais no YouTube da TV UFBA, da Escola de Teatro da UFBA e mídias digitais da TVE-Bahia no dia 15 de dezembro (terça-feira), às 20h.  

Acervo_ciadeteatro_partida_02

Sobre Harildo Déda

Professor aposentado da Escola de Teatro, e um dos idealizadores da Companhia de Teatro da UFBA, Harildo já dedicou mais de 50 anos às artes e se tornou uma das figuras mais importantes do teatro na Bahia. Natural de Simão Dias-SE, se mudou ainda na adolescência para Salvador. Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia, formado em 1970, e mestrado em Interpretação pela University of Iowa (1980).

 Sobre a Cia de Teatro da UFBA

 A Companhia de Teatro da UFBA começou suas atividades em 1981, completando 40 anos no próximo ano. Formada por professores, técnicos, alunos e convidados, a Cia é voltada para criação e produção de espetáculos com alto valor criativo e apurado trabalho de ator, além de textos inéditos ou pouco conhecidos, identificando tendências emergentes na dramaturgia, em paralelo com a releitura dos clássicos. Assim a Companhia de Teatro da UFBA valoriza ao mesmo tempo a tradição e contemporaneidade.

 “Quando voltei dos Estados Unidos pela segunda vez, isso na década de 1980, encontrei a Escola de Teatro às vésperas de seu aniversário de 25 anos. A gente tinha que montar um espetáculo para comemorar a data e Nilda Spencer, diretora da Escola, havia sido categórica: não há dinheiro para contratação de um diretor. Foi aí que eu assumi e em 1981 trouxemos ao palco Seis personagens à procura de um autor, o primeiro espetáculo da recém fundada Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia” aponta Harildo.

 A peça Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello, e dirigida por Déda, marcou a estréia da companhia, que, desde então, já produziu mais de 50 espetáculos, e já recebeu mais de 30 prêmios locais e nacionais. Miçangas Cênicas de HD é a 56ª montagem da Cia de Teatro da UFBA.

 

Ficha Técnica:

Encenação e Criação: Lau Santos

Ator convidado: Harildo Déda

Músico: Gilberto Santiago (Gil)

Consultoria: Hebe Alves

Assistente de Direção: Camila Guilera

Produção Executiva: Lindete Souza

Assistentes: Brenda Matos e Eduardo sena

Elenco: Alex Silva, Beatriz Santana, Camila Loyásicam, Jamile Dionísia Ferreira, Junior Brito, Heberti Hipólito, Isa Santos, Livia Maria, Maria Pereira, Martim Palmeira, Pedro Rezende Caldas, Terena França e Thais Patez.

Realização: Escola de Teatro da UFBA

Captação e transmissão: Casa Preta

Detalhes

Data:
15 - dezembro - 2020
Hora:
20:00 - 21:00

Local

Youtube
--
--, Brasil