- Este evento já passou.
Uma Plataforma Mecatrônica para Medição e Estudo de Campos de Radiação Ultrassônica
6 - outubro - 2017 | 14:30 - 18:00
Evento Navegação
O Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA convida a todos para a defesa pública de Mestrado de número 122 deste programa.
Aluna: Camila Moura Ferreira dos Santos
Título: Uma Plataforma Mecatrônica para Medição e Estudo de Campos de Radiação Ultrassônica
Banca Examinadora:
– Prof. Dr. Paul Denis Etienne Regnier (Orientador – PPGM/UFBA)
– Prof. Dr. Flávio Morais de Assis Silva (PPGM)
– Prof. Dr. Luiz Carlos Simões Soares Junior (UFRB)
Data da Defesa: 06 de outubro de 2017 ; Horário: 14:30h
Local da Defesa: sala 12 do Instituto de Matemática e Estatística – IME
Resumo:
O fenômeno físico de cavitação se dá pela implosão de bolhas produzidas por radiações ultrassônicas, sendo utilizado em banhos industriais para realizar limpeza de objetos. No contexto deste projeto, a cavitação é aplicada na eliminação de resíduos de parafina presentes em dutos, acumulados no decorrer do transporte de petróleo.
Para a aplicação desejada, o campo de radiação é responsável pelo aparecimento das bolhas de cavitação, gerado por um conjunto de transdutores fixados ao redor do duto. Como parte deste estudo, faz-se necessário entender a relação entre a intensidade do campo e o fenômeno de cavitação, bem como a disposição geométrica dos transdutores e a dependência entre eles.
O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma mecatrônica capaz de otimizar o processo de medição, tratamento e visualização dos sinais, provenientes da cavitação, através de um mapa em \ac{3d}. Sensores analógicos foram utilizados para monitorar o campo de radiação, assim, tornou-se possível um estudo sistemático das relações entre o campo e a geometria dos dispositivos gerador. Além disso, permite o estudo preliminar da análise da produção de cavitação e a limpeza de dutos.