- Este evento já passou.
Exposição “Esmolação” – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil
12 - julho - 2023 | 17:00 - 24 - julho - 2023 | 21:00
Evento Navegação
O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS UFBA) recebe, de 12 a 24 de julho, a Exposição “Esmolação” – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil.
Com a abertura oficial programada para o dia 12 de julho, às 17h, a exposição será composta por 14 telas em cores, de concepção do fotógrafo, cineasta e documentarista paraense Alexandre Baena, que retrata os detalhes da procissão, rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura secular da festividade religiosa da Marujada em louvor a São Benedito.
A mostra fotográfica ficará aberta para visitação pública até o dia 24 de julho e o público poderá conhecer a riqueza religiosa e cultural de uma das mais belas festividades religiosas brasileiras. Entrada Gratuita para a exposição.
A exposição é uma mostra fotográfica itinerante parte integrante das comemorações pelos 410 anos do município de Bragança, nordeste do Pará, e já passou pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo- MAS SP, no dia 29 de abril, onde permaneceu para visitação pública até o dia 28 de maio, na Sala MAS SP / Metrô-Estação Tiradentes. Em Brasília, a mostra fotográfica foi oficialmente aberta, no dia 12 de junho no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima do Senado Federal, onde permaneceu até o dia 16 de junho. Na sequência Bahia e Paraná, retornando a Belém e finalizado em Bragança na festividade dos 410 anos da cidade.
‘Esmolação’, e o título da exposição é uma referência às comitivas de devotos e promesseiros – os marujos – que cumprem a missão de percorrer regiões do município: os campos, as colônias e as praias.
A Marujada é uma manifestação de fé com danças típicas, rezas, cantoria e louvores a São Benedito, padroeiro da cidade de Bragança. Na festividade o profano e o religioso se misturam em harmonia com a devoção.
O Fotógrafo
Alexandre Baena – Publicitário e diretor de audiovisual, com trabalhos documentais exibidos no Brasil, França, Portugal, Inglaterra e Itália. Destacam-se as produções com temática em cultura, teatro, cinema e documentários. Áreas de direitos humanos, educação, criatividade, natureza e meio ambiente, conteúdo institucional, publicitário e jornalístico.