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SISTEMA DE CONTROLE DA RAZÃO DE DILUIÇÃO DE UM TÚNEL AMOSTRADOR A VOLUME CONSTANTE PARA COLETA DE MATERIAL PARTICULADO EM UMA BANCADA DE TESTES DE MOTORES DIESEL

26 - setembro - 2018 | 09:00 - 11:00

Defesa de Mestrado do curso de Pós Graduação em Mecatrônica do aluno Walter Gonçalves de Souza Filho.

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle em malha fechada, capaz de manter a razão de diluição constante entre a mistura de ar/ gases de exaustão em testes utilizando túnel de diluição de partículas a volume constante (CVS), em análises de particulados emitidos por motores diesel. Este controle se faz necessário, pois à medida em que os testes de coleta de material particulado são realizados, a vazão de ar tratado é reduzida, devido ao acúmulo das sujidades em seus filtros, causando sua saturação. O projeto automatizou a bancada de coleta de particulado previamente desenvolvida no Laboratório de Energia e Instrumentação – LEI da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Como parte do desenvolvimento do processo, os dispositivos de instrumentação e acionamento de potência foram construídos revisados e calibrados. A gerência do sistema foi realizada por um sistema embarcado com microcontrolador de plataforma livre comunicando-se com o MATLAB®. O projeto e sintonia do controlador foram feitos após o levantamento do modelo matemático baseado nos dados experimentais obtidos no CVS. O controlador clássico implementado foi avaliado por meio das métricas básicas de desempenho tanto para os teste de seguimento de trajetória, como para os regulatórios (rejeição da perturbação), tendo êxito em ambos os casos.

*Palavras-chave*: Controle clássico, Instrumentação, Material Particulado, Motores Diesel.

Detalhes

Data:
26 - setembro - 2018
Hora:
09:00 - 11:00

Local

Instituto de Física da UFBA
Rua Barão de Geremoabo, SN
Salvador, Bahia 40170115 Brasil
+ Google Map
Telefone:
71-32836608
Website:
www.pgif.ufba.br