Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Uma Abordagem Unificada de Design para Modelagem Educacional e da Comunicação em MOOC”

25 - setembro - 2018 | 15:00

Computação

41ª Defesa de MESTRADO do PGCOMP – Filipe A. Garrido

  • Nome do aluno: Filipe Adeodato Garrido
  • Orientador: Ecivaldo de Souza Matos
  • Titulo do trabalho: Uma Abordagem Unificada de Design para Modelagem Educacional e da Comunicação em MOOC
  • Data/horário: 25/09/2018, às 15:00
  • Local: sala 12 do IME/UFBA

Banca Examinadora

  • Ecivaldo de Souza Matos (PGCOMP/UFBA) – Lattes
  • Bruno Santana da Silva (DIMAp/UFRN) – Lattes
  • Rita Suzana Pitangueira Maciel (PGCOMP/UFBA) – Lattes

Resumo

Os Massive Open Online Courses (MOOC) foram apresentados como opção para democratizar e favorecer a educação para milhões de pessoas ao redor do mundo, por meio da participação e construção colaborativa de conhecimento. Essa difusão do conhecimento ocorre em virtude da comunicação entre estudantes, professores, conteudistas, conteúdo e sistema, durante a interação. A complexidade em harmonizar o discurso dos diversos agentes envolvidos na criação de um curso online torna-se um importante desafio para o designer de interação e instrucional. Pois, a comunicação entre sujeitos é essencial para o ensino-aprendizagem. Evidenciando a importância de promover um processo de design adequado sob o aspecto da comunicabilidade. Nessa perspectiva, este estudo objetivou conceber e avaliar uma abordagem híbrida de design, articulando o design de interação e o design instrucional contextualizado, para MOOC. A metodologia deste estudo dividiu-se em três etapas: investigação de estudos relacionados por intermédio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), um estudo de caso e a avaliação da abordagem híbrida de design. A RSL investigou estudos com propostas, técnicas, métodos ou práticas de design de interação ou design instrucional aplicados à MOOC. O estudo de caso, segunda etapa do estudo, foi realizado para aplicar a abordagem híbrida de design na concepção de um curso e plataforma MOOC. Para tanto, a MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) suportou a modelagem da interação articulada com elementos inerentes ao design instrucional. Adicionalmente, o conteúdo do curso foi concebido de forma participativa e distribuída com ferramentas computacionais em nuvem. A abordagem híbrida foi avaliada por especialistas e por contribuições espontâneas dos usuários-estudantes (fóruns e questionário) no Saviesa, plataforma de MOOC concebida neste estudo. Os resultados desse estudo originaram o Saviesa, um framework conceitual para design instrucional distribuído e colaborativo e uma abordagem híbrida de design para MOOC. Por fim, espera-se que essa abordagem híbrida de design possa ser replicada para outros sistemas educacionais interativos e favoreça a interação entre estudantes para beneficiar o processo de aprendizagem.

Detalhes

Data:
25 - setembro - 2018
Hora:
15:00

Local

Array + Google Map